Sintonize

Articulações indígenas e campesinas na pandemia são destaque do programa Bem Viver

Confira informações sobre a 3ª parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família

Ouça o áudio:

Segundo dados da Secretaria de Saúde Indígena, 82 indígenas morreram em decorrência da covid-19; mas lideranças indígenas afirmam haver subnotificação - Reprodução/Mobilização Nacional Indígena
Confira informações sobre a 3ª parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família

O programa Bem Viver desta terça-feira (9) traz informações sobre como povos indígenas e campesinos têm se articulado para pressionar por políticas públicas e sugerir ações de enfrentamento à crise sanitária e econômica do país.

A edição resume os principais pontos debatidos no Fórum Popular da Natureza, evento virtual com programação prevista até quarta-feira (10); e as propostas pautadas no Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular, lançado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O ouvinte acompanha também entrevista com Dinaman Tuxá, liderança indígena da Bahia e membro da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Ele comenta o avanço do novo coronavírus sobre as comunidades tradicionais e critica o que chama de “processo de desmantelamento” [destruição] da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Reportagem veiculada no programa conversou com médicos sanitaristas para compreender os impactos que a restrição ao acesso de dados promovida pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido) pode acarretar para a população.

O programa fala ainda sobre as razões para o aumento de sonhos durante o período de isolamento social. Segundo especialistas, há relação direta entre os sonhos e o agravamento do sofrimento mental na pandemia.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: r[email protected].

Edição: Mayara Paixão