covid-19

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 9 de junho de 2020

Assintomáticos também transmitem o coronavírus, afirma OMS

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
Assintomáticos também transmitem o coronavírus, afirma OMS

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, servidores do sistema prisional de São Paulo denunciam más condições de trabalho. Mais de dois meses após decretada a quarentena no estado, muitas unidades carcerárias ainda não receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) também afirma que não foram realizados testes para detectar o vírus, e que profissionais em grupo de risco continuam trabalhando. 

A ausência de equipamentos de proteção é uma denúncia unânime entre profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia em países do Sul Global como Brasil, Argentina, África do Sul e Índia. É o que mostra o Instituto Tricontinental em análise feita a partir de relatos de trabalhadores desses países.

A líder técnica do programa de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove afirmou nesta segunda (8), que contaminação a partir de pessoas assintomáticas seria “rara". Após repercussão crítica, Kerkhove disse que houve um mal-entendido, e que sua afirmação se referia "a um subconjunto de estudos".  

Jair Bolsonaro aproveitou a fala para dizer que esperava uma "reabertura muito rápida". Mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) ressaltou nesta terça que infectados com o novo coronavírus que não apresentam sintomas da covid-19 também transmitem o vírus. O diretor-executivo da OMS, Michael Ryan, reforçou que medidas de confinamento devem ser usadas para interromper o contágio.

Confira todos os destaques no início do jornal. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos