TRANSPARÊNCIA

Laboratórios privados de SP terão que divulgar resultados de testes de Covid-19

Nova regra vale tanto para testes rápidos como para que os identificam material genético do coronavírus

|

Ouça o áudio:

testes coronavírus
Laboratórios particulares vão ter que informar à Secretaria de Saúde do Estado o número e o resultado de todos os exames que fizerem - DOUGLAS MAGNO / AFP

A chamada notificação compulsória dos testes de coronavírus entrou em vigor nesta segunda-feira (8). Os laboratórios particulares vão ter que informar à Secretaria de Saúde do Estado o número e o resultado de todos os exames que fizerem.

A regra vale tanto para os testes rápidos, que identificam a presença de anticorpos do vírus, quanto para os testes RTPCR, que identificam o material genético do coronavírus. E tanto os resultados positivos quanto os negativos precisam ser informados.

Para a secretária de Desenvolvimento Econõmico do Estado, Patrícia Ellen da Silva, com isso vai ser possível avaliar melhor o contato da população com o coronavírus.

:: Governo admite que número de casos de coronavírus no Brasil é maior que o registrado :: 

"Com as informações de todos esses testes, além de elevar São Paulo para um patamar de referência mundial em testagem, nós podemos aprender rapidamente sobre a pandemia equal o nível de contato da população com o vírus", afirma. 

Hoje a rede de laboratórios públicos do estado tem feito cerca de 8 mil exames por dia. A estimativa do governo é que, com os testes feitos na rede privada, haja um reforço de cerca de 30 mil testes por dia.