ESCALADA

São Paulo tem recorde de mortes por coronavírus, com 334 registros em 24 horas

Apesar do aumento significativo de óbitos, governo segue com plano de flexibilização da quarentena

|

Ouça o áudio:

Funcionários medem temperatura de usuários no Terminal Central em Campinas- SP. - Foto: Emdec

O número de mortes por coronavírus no estado de São Paulo, nas últimas 24 horas, foi de 334 pessoas - um novo recorde.


Até agora, 9.522 pessoas morreram da Covid-19 em São Paulo, e o número de infectados ultrapassou os 150 mil casos no estado.


Para o secretário de saúde do estado, Henrique German, apesar do recorde, o crescimento de 3,5% tanto no número de casos, quanto no de óbitos é bom, porque mostra uma redução na velocidade de crescimento.


Mesmo com o crescimento do novo coronavírus no estado, o governo segue com o Plano São Paulo, que prevê a flexibilização gradual da quarentena, de acordo com a situação da epidemia em cada cidade.


No caso da capital paulista, a velocidade de crescimento de óbitos e de casos tem ficado na casa de 1%, e a prefeitura deve anunciar ainda essa semana a reabertura de shopping centers e do comércio de rua.


Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, Patrícia Ellen, a prefeitura estuda agora qual deve ser o horário de funcionamento do comércio.


A medida preocupa o professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Gonzalo Vecina. Ele defende que, para flexibilizar, é necessária uma taxa de isolamento de 55%, ocupação de no máximo 60% dos leitos de UTI e queda consistente no número de casos e de óbitos.


A taxa de ocupação de leitos de UTIs no estado é de 68,6%, e na Grande São Paulo é de 74%. Já o índice de isolamento social está em 47% no estado e 48% na capital.