Pandemia cresce

Brasil já tem quase 44 mil mortes por covid-19; governo amplia o uso de cloroquina

Secretarias Estaduais de Saúde confirmam 871.271 casos. Rio de Janeiro e Pernambuco têm as maiores taxas de letalidade.

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
País registrou aumento de mortes em todas as semanas epidemiológicas desde a chegada do vírus ao Brasil. - Adão de Souza-PBH

Dados do Conselho Nacional das Secretarias de Saúde registram a morte de 43.959 pessoas por causa da pandemia do coronavírus no Brasil. Entre domingo (14) e segunda-feira (15), foram 627 confirmações de óbitos. A taxa de letalidade em todo o país é de 4,9%. Os estados que registram situação mais crítica são Rio de Janeiro, com índice de 9,5% e Pernambuco, em que o é de 8,5%.

Artigo | O que sabemos sobre a covid-19 até agora e o que podemos prever

O número total de casos no país chega a 871.271. Em 24 horas mais de 20,5 mil brasileiros tiveram a confirmação de que estão com a doença. Com os resultados, o número de contágios pelo coronavírus registrando crescimento em todos os períodos desde a chegada ao país. 

Pacientes recuperados de covid-19 relatam sequelas como cansaço e ansiedade

Governo amplia uso da cloroquina

Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde informou que vai passar a orientar o uso da cloroquina para mulheres grávidas e crianças. O medicamento não tem eficácia comprovada contra a covid-19, mas foi eleito pelo governo de Jair Bolsonaro como uma das principais armas para a cura da doença

Governo admite que cloroquina pode agravar quadros de covid-19, mas amplia o uso

Nesta segunda-feira (15) a FDA, agência que faz o controle de medicamentos nos Estados Unidos, revogou a permissão para uso da substância e da hidroxicloroquina em pacientes com covid. Em nota a instituição afirmou que "não é razoável acreditar que os fatores conhecidos e os potenciais benefícios desses produtos superem seus riscos conhecidos e potenciais.” 

Bolsonaro, o enxofre e a cloroquina aritmética

Usada para tratamento de doenças como malária, lúpus e artritre reumatoide, a cloroquina pode causar arritmias cardíacas, o que aumenta as chances de o pacientes sofrer morte subida

O que é coronavírus 

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

:: Minuto a minuto | Coronavírus no Brasil ::

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas