CAMPO

Garantia-Safra é expandido para 13 municípios de Pernambuco; Mapa reconheceu prejuízo

Cerca de 22 mil agricultores e agricultoras passaram a ter direito ao benefício de R$ 850 após apresentarem recurso

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Municípios não receberam o Garantia-Safra pela perda da produção de 2018-2019, por não estarem registrados como prejudicados pela no Ministério da Agricultura - Prefeitura Municipal de Araripina

Em Pernambuco, cerca de 22 mil agricultores e agricultoras de 13 municípios receberão os recursos do Garantia-Safra. O benefício, que tem o valor de R$ 850, foi expandido para os municípios de Araripina, Bodocó, Carnaubeira da Penha, Flores, Sertânia, Tacaratu e Terra Nova, no sertão do Estado; e Belo Jardim, Ibirajuba, Lajedo, Orobó e São Bento do Uma, no agreste.

::Ponto a ponto: conheça o plano de Reforma Agrária Popular defendido pelo MST::

Inicialmente esses municípios não receberam o Garantia-Safra pela perda da safra de 2018-2019, por não estarem registrados como prejudicados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No entanto, as trabalhadoras e trabalhadores rurais apresentaram recurso comprovando a perda de 50% ou mais das lavouras. Em todo o estado, são cerca de 55 mil famílias beneficiadas distribuídas em 52 municípios.

::Agricultores pressionam e Câmara pode votar PL de medidas emergenciais para o seguimento::

Garantia-Safra

O Garantia Safra foi criado em 2002 e está vinculado à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Esse benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio em dinheiro, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Raquel Júnia e Vanessa Gonzaga