Democracia

Paraíba tem final de semana de protestos contra governo Bolsonaro

Manifestações ocorreram em João Pessoa e Campina Grande. Carro de som alertou moradores sobre perda de direitos

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Em João Pessoa, cruzes na praia simbolizaram os mortos por covid e a negligência do governo federal - Reprodução

O final de semana foi de protestos na Paraíba contra o governo de Jair Bolsonaro e as perdas de direitos da classe trabalhadora. Segundo os manifestantes, os atos fizeram parte da Campanha Nacional Fora Bolsonaro e Mourão e denunciaram também o caráter fascista do governo.

Em Campina Grande foram colocadas faixas em um viaduto e em outros locais da cidade.

"Com total despreparo para lidar com um estado de pandemia que já levou os amores e afetos de mais de 40 mil lares brasileiros, o povo já não aguenta mais. Em mais uma faceta do racismo e do genocídio dos nossos, sabemos que o vírus atinge mais pessoas negras, pois estas são as que estão em maior situação de vulnerabilidade e sem opção de isolamento social”, declarou o Levante Popular da Juventude. O ato também denunciou a política de reabertura do comércio no município por parte do prefeito Romero Rodrigues (PSD). 


Faixas denunciando Bolsonaro e o prefeito de Campina Grande. / Reprodução

Na capital, João Pessoa, um coletivo antifascista formado por trabalhadores e trabalhadoras de diversas áreas realizou um ato em frente ao Mag Shopping, na praia de Manaíra. 

Simbolicamente, foram feitas covas e cruzes nas areias da praia e uma homenagem ao carteiro Wandre Pessoa Dias, uma milhares de vítimas da covid-19 no estado. Além disso, a ação denunciou que não é hora de reabrir o comércio, uma vez que a pandemia não está controlada. Os trabalhadores presentes alertaram que o número de mortos pode aumentar.

:: Leia mais: "Dificultar acesso a dados da pandemia é colocar vidas em risco", afirma especialista::


Ação em frente ao Mag Shopping. / Reprodução

Um carro de som correu diversos bairros da capital alertando a classe trabalhadora sobre o desmonte de direitos. A mensagem de áudio, uma iniciativa das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, lembrou ainda a importância do isolamento social como forma de preservar a vida. Em vários locais da cidade, cartazes pedindo o Fora Bolsonaro foram afixados.


Em vários locais de João Pessoa foram afixados cartazes pedindo o Fora Bolsonaro. / Reprodução

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa e Raquel Júnia