Ataque aos direitos

MP da redução da jornada e salários pode ser votada no Senado nesta semana

Mais de 3 milhões de trabalhadores solicitaram seguro-desemprego até maio de 2020

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Medida foi prorrogada pelo Congresso por mais 60 dias. Senado pode ampliar prazo de vigência - Marcos Oliveira

O Senado pode votar nesta terça-feira (16) a Medida Provisória 936, que permite a suspensão de contratos e a redução da jornada e de salários dos trabalhadores. A MP foi publicada no dia 1° de abril e estabelece um prazo de 60 dias para a suspensão dos contratos. Já a redução de jornada de 25%, 50% e até 70% com redução de vencimentos pode durar até 90 dias. 

::Com insegurança de medidas de Bolsonaro, ações trabalhistas disparam e somam R$ 2 bi::

Em votação na Câmara, no dia 28 de maio, os deputados aprovaram uma emenda possibilitando a suspensão dos contratos para além dos meses de abril e maio. No mesmo dia, a MP foi prorrogada por mais 60 dias.

Pedido de seguro desemprego dispara

De acordo com dados do Ministério da Economia, até o mês de maio, cerca de 3,3 milhões de trabalhadores solicitaram o seguro desemprego. Apenas no mês de maio, os pedidos chegaram a 960 mil. O aumento foi de 28,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram feitos 627 mil pedidos. A maioria das requisições foi feita no setor de serviços: 42% do total.

::Auxílio emergencial: saque da 1ª parcela pode ser feito a partir de 6 de julho ::

Dos números de maio, 734 mil pedidos (83%) foram feitos pela internet e 225 mil presenciais. O estado com mais pedidos de seguro é São Paulo, com 281 mil registrados. 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Pedro Carrano e Raquel Júnia