covid-19

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 17 de junho de 2020

Não há evidência nenhuma de benefício da cloroquina, ainda mais em pediatria

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
Não há evidência nenhuma de benefício da cloroquina, ainda mais em pediatria

Pesquisa realizada com mais de 120 mil pessoas de 53 países revela que brasileiros são os mais insatisfeitos com a gestão do seu governo em relação à pandemia. O estudo feito pela empresa alemã Dalia Research, em colaboração com a fundação Alliance of Democracies, mostra que somente 34% dos entrevistados brasileiros acreditam que o governo respondeu “bem” no combate ao novo coronavírus.

Continua após publicidade

O governo chileno também teve a gestão mal avaliada: 39% acham o presidente Sebastián Piñera não fez o suficiente nas medidas referentes à pandemia. Os dois países são exceção no mundo: em geral, a grande maioria dos entrevistados, cerca 70%, aprova as ações dos seus governos para conter a covid-19. 

Ainda em relação à pandemia, especialistas criticaram a ampliação proposta pelo governo de Jair Bolsonaro da recomendação da cloroquina para gestantes e crianças. A medida foi anunciada no mesmo dia em que a FDA, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo estadunidense, revogou a autorização emergencial que permitia o uso da cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento da covid-19. 

O pediatra e infectologista Renato Kfouri, vice-presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade de Pediatria de São Paulo alerta que não existem estudos sobre uso da cloroquina em relação à covid-19 entre crianças e gestantes.

“Não há evidência nenhuma de benefício da cloroquina, ainda mais em pediatria. Muitos menos em gestantes que ninguém estudou. Você tem uma droga hoje sem evidência científica de benefício, há muitos estudos mostrando risco. Só há um cenário previsto de uso da cloroquina, que é dentro de estudos controlados. Uso terapêutico consagrado não existe para nenhuma idade. Se não existe comprovação em pacientes adultos, muito menos em crianças e em gestantes”, alertou o médico. 

Confira o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos