Sintonize

Radinho BdF: meninas e meninos negros falam sobre respeito e combate ao racismo

Vamos dançar e cantar ao som de MC Soffia, Emicida, Jorge Ben Jor e Palavra Cantada

Ouça o áudio:

O Radinho BdF é um programa semanal de 30 minutos voltado às crianças e aos cuidadores - Gabe Pierce/Unsplash
Vamos dançar e cantar ao som de MC Soffia, Emicida, Jorge Ben Jor e Palavra Cantada

No Radinho BdF desta quarta-feira (17), meninas e meninos negros ocupam as ondas do rádio para comentar assuntos ligados aos protestos antirracistas que tomaram as ruas do Brasil e dos Estados Unidos nas últimas semanas.

As crianças falam sobre as belezas e a importância dos saberes do povo negro e dialogam com conceitos como ancestralidade e oralidade.

A edição conta com a ajuda da escritora, professora e bailarina Kiusam de Oliveira para explicar o que é o racismo. Ela é autora de O Black Power De Akin (Editora De Cultura, 2020), entre outros livros. Vamos entender a importância de crianças de todas as raças e cores de pele agirem para que esse tipo de discriminação não mais aconteça.

Na contação de histórias, os pequenos ouvintes conhecem a história de Anansi, um herói africano que tem corpo de aranha, mas se parece com gente. Para resgatar as histórias de seu povo, ele teve que enfrentar diversos desafios. Quem conta é Anderson Barreto.

Ainda tem espaço para um recado da rapper MC Soffia, que começou a carreira na infância e fala, por meio das letras de suas canções, sobre a importância da representatividade negra e do combate ao racismo.

Um lembrete importante: crianças de todo o país que queiram participar do Radinho BdF podem enviar seus recados, por mensagem de áudio, para o WhatsApp (11) 9 5691-6046.


Destaques da edição do Radinho BdF desta quarta-feira (17) / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

Edição: Mayara Paixão