ELEIÇÕES 2020

TSE: nova data das eleições municipais deve ser definida até o fim do mês

Após reunião, expectativa é de que primeiro turno ocorra somente em novembro; segundo turno deve mudar para dezembro

|

Ouça o áudio:

Em audiência pública realizada pelo TSE,  todos os participantes são favoráveis ao adiamento das eleições municipais neste ano
Em audiência pública realizada pelo TSE, todos os participantes são favoráveis ao adiamento das eleições municipais neste ano - Nelson Jr./ASICS/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral fez, nessa terça-feira, uma audiência pública para discutir possíveis mudanças nas eleições municipais devido à pandemia do novo coronavírus. Inicialmente, o primeiro turno está marcado para o dia 4 de outubro e o segundo turno, para o dia 25 do mesmo mês. Todos os participantes são favoráveis ao adiamento.

Após a reunião, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que a expectativa é que o primeiro turno ocorra a partir do dia 15 de novembro, e o segundo, até 20 de dezembro.

:: Jilmar Tatto é o nome escolhido pelo PT para disputar Prefeitura de São Paulo :: 

"Todos os especialistas, em consenso, entenderam que era importante e conveniente adiar o pleito em algumas semanas, mas não para o ano que vem. Inclusive pelo risco de que haja uma segunda onda [do coronavírus]. Portanto seria mais seguro realizar esse ano", disse. 

:: Mesmo sem Freixo, esquerda deve se unir nas eleições, defende presidente do PT no Rio ::  

Entre os participantes da reunião estavam o infectologista David Uip; o biólogo Atila Iamarino; lideranças partidárias e os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

De acordo com Maia, existe a possibilidade de aumentar o tempo da propaganda eleitoral obrigatória para compensar a dificuldade de fazer eventos como comícios.

:: Miguel Rossetto será vice de Manuela D’Ávila na disputa à prefeitura de Porto Alegre :: 

"Nós vamos ter mais dificuldades, mesmo com as eleições adiadas, por causa da curva, de aglomeração, de proximidade. Talvez, ampliar o tempo de televisão durante o dia. Ou aumentar por mais cinco dias a televisão. Talvez seja um caminho que possa ajudar", comentou. 

Durante a reunião, ficou acertado que a nova data da eleição municipal seja definida até o dia 30 deste mês. A pressa é para reduzir o impacto no calendário eleitoral. Na semana passada, o TSE já havia autorizado os partidos a realizar as convenções partidárias virtuais entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.