Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Saúde

Pandemia

Com atualização da OMS, voluntárias se adaptam para produzir máscaras mais eficazes

Em Pernambuco, costureiras continuam recebendo doações para distribuir máscaras na região metropolitana do Recife

18.jun.2020 às 00h33
Recife (PE)
Lucila Bezerra

Detalhe das Máscaras Cuidativas - Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as recomendações sobre as máscaras caseiras utilizadas como uma das ferramentas de proteção contra a covid-19. As novas recomendações indicam que as máscaras de pano devem ter três camadas com tecidos diferentes para melhor proteger quem as utiliza. 

::Três meses após primeira morte, Brasil tem mais de 46,5 mil óbitos por covid-19::

Em Pernambuco, o projeto Máscaras Solidárias já vem produzindo de acordo com essas orientações.“É comum que a OMS atualize as normas de acordo com as pesquisas realizadas e com as novas revisões sistemáticas e análises que são feitas com vários trabalhos publicados no mundo todo”, afirmou a médica sanitarista e doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulette Cavalcanti.

A sanitarista também é voluntária da campanha Mãos Solidárias, um projeto de produção e doação de máscaras confeccionadas por costureiras voluntárias. Os acessórios de proteção são distribuídos para as pessoas que estão na linha de frente de ações como entrega de marmitas e cestas básicas e também para pessoas em situação de vulnerabilidade.

"No Mãos Solidárias a gente tem sempre atualizado as costureiras com novos modelos de máscaras e colocando a importância dessa atualização. Já estamos propondo a confecção de três camadas ou fazer uma abertura para que a terceira camada seja trocada a cada uso", contou Paulette.

::Taxa de natalidade por coronavírus entre quilombolas é o dobro da média nacional::

A camada externa deve ser confeccionada com um tecido impermeável, já o tecido do meio funcionaria como um filtro e a camada interna deve ter um forro de algodão, a fim de absorver a água e a umidade. Com essas três camadas, a máscara impede que uma pessoa infectada com covid-19 infecte outras através das gotículas emitidas pelo nariz e pela boca e seria mais eficaz do que as máscaras simples ou com duas camadas.

"A lógica das três camadas é de que o vírus, quando sair da boca ou da respiração de uma pessoa, vai parar inicialmente na camada que está mais próxima do rosto e vai ser absorvido. A camada do meio vai prender os vírus que passaram pela primeira camada e a terceira, além de reforçar o trabalho da primeira, impede que outra pessoa te contamine ao espirrar ou tossir perto de você", explicou a sanitarista.


Para proteger mais, máscaras devem ter três camadas, com tecidos diferentes / Brasil de Fato

O projeto recebe doações em dinheiro ou de tecidos para a confecção das máscaras. Para garantir a fabricação, o projeto participa de uma campanha de arrecadação no site Benfeitoria com a meta de conseguir R$ 30 mil reais. "O Benfeitoria, através de uma parceria, vai complementar a nossa arrecadação caso cheguemos à meta. Falta pouco, mas precisamos da ajuda de todo mundo" afirmou a sanitarista. Para participar basta acessar a campanha de arrecadação.

::Conheça outras ações de solidariedade em tempos de pandemia::

Segundo a OMS, as máscaras de tecido, caseiras ou compradas, são recomendadas para o público em geral, especialmente em locais onde há aglomerações, como no transporte público, por exemplo.  Já as máscaras cirúrgicas, que oferecem um grau de proteção maior, são indicadas somente para grupos específicos ou de alto risco de contaminação ou transmissão, que seriam idosos, doentes crônicos, pessoas já infectadas com o novo coronavírus e que apresentem os sintomas da covid-19, profissionais de saúde e cuidadores de infectados.

Editado por: Raquel Junia e Vanessa Gonzaga
Tags: omsPERNAMBUCOtopico-todo-mundo-junto
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

FESTIVAL ABONG

Debate sobre crise climática precisa incluir comunidades tradicionais, defendem especialistas

DISPUTA

Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem

13 de maio

Ilú Obá De Min faz lavagem no Bixiga para marcar ‘falsa abolição’

Futuro compartilhado

China e Brasil assinam acordos de cooperação pelo terceiro ano consecutivo; confira lista

DIA DE LUTA

‘Estou cansado’: Douglas Belchior desabafa sobre ‘mentira histórica’ do 13 de maio e estagnação do racismo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.