Rio de Janeiro

Amigo da família

Quem é o advogado da família Bolsonaro que escondia Fabrício Queiroz?

Frederick Wassef tem acesso livre nos palácios em Brasília e é o defensor dos Bolsonaro nos casos Queiroz e Adélio Bispo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro, negou saber paradeiro de Fabrício Queiroz, encontrado hoje em um imóvel de sua posse no interior de SP - Foto: Fábio Motta/AFP

Frederick Wassef, advogado que escondia Fabrício Queiroz em sua casa, no interior de São Paulo, se apresenta como assessor jurídico da família Bolsonaro e se gaba, publicamente, de ser o mentor da transformação do então deputado de baixo clero Jair Bolsonaro (sem partido) em presidente da República.

Bolsonarista de carteirinha, católico fiel e perseguidor da esquerda, ele é figura constante nos corredores dos palácios do Alvorada e do Planalto, embora não tenha cargo governamental e tampouco apareça nas agendas oficiais do presidente.

:: Saiba mais: Entenda o caso Queiroz e as denúncias dos crimes que envolvem a família Bolsonaro ::

Wassef esteve na cerimônia de posse do novo ministro das Comunicações, Fábio Faria, na quarta-feira (17). Na semana anterior, ele passou a tarde com o presidente na sede do Executivo.

É o defensor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no processo que investiga um esquema de apropriação de salários de servidores na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), a partir do qual o mandado de prisão de Queiroz foi expedido, nesta quinta-feira (18).

Foi de Wassef a jogada jurídica de levar o caso da "rachadinha" para o Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do foro privilegiado de Flávio, em uma tentativa de tirar Queiroz e o Ministério Público Estadual da investigação.

A estratégia quase funcionou: após liminar do ministro Dias Toffoli sobre dados do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), as investigações ficaram paradas até novembro de 2019. O processo só voltou a tramitar depois que o plenário do STF derrubou a liminar.

:: Caso 'Cadê o Queiroz' tinge a posse de Bolsonaro de laranja ::

O advogado também representa Jair Bolsonaro no caso Adélio Bispo, envolvendo a facada que o presidente afirma ter sofrido durante a campanha presidencial, em 2018. 

Em ao menos duas declarações públicas, Wassef negou saber do paradeiro do ex-assessor de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). "Não sei. Não sou advogado dele", disse ele em entrevista à GloboNews, em setembro do ano passado.

Nessa época, Queiroz já morava na casa do advogado, segundo a Polícia Civil, que afirma que o ex-assessor estava lá havia ao menos um ano. Caso a mentira seja confirmada, o advogado por ser investigado por quebra de ética. 

Edição: Leandro Melito