Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Saúde

Brasil em alerta

Após 51 mil mortes e alerta da OMS, Bolsonaro volta a minimizar pandemia da covid-19

Casos ultrapassam 1,1 milhão e OMS estima que dados brasileiros podem ser ainda piores com a falta de testes em massa

22.jun.2020 às 19h05
São Paulo (SP)
Nara Lacerda

Cidades brasileiras mudam a rotina por causa do vírus, mas Bolsonaro continua minimizando pandemia. - Carlos Bassan/ Fotos Públicas

O Brasil tem oficialmente 1.106.470 infectados pela covid-19, de acordo com dados do Conselho Nacional das Secretarias de Saúde, divulgados nesta segunda-feira (22). Desde domingo (21) foram confirmados 21.597 novos pacientes com a doença. Na semana passada o país chegou a registrar mais de 54 mil novos casos no período de um dia. 

A Covid na Semana | Um milhão de infectados no Brasil e novo alerta mundial

Ainda segundo o Conass, a soma de mortes causadas pelo coronavírus chega a 51.271. Somente nas 24 horas entre os dias 21 e 22  foram 663 novos registros de óbitos. A taxa de letalidade da doença no Brasil está em 4,6%.

Brasil é recordista mundial em mortes de profissionais de enfermagem por covid-19

Para OMS, Brasil pode ter cenário ainda mais crítico

O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, declarou nesta segunda-feira (22) que, por causa da falta de testes, é possível que os dados do Brasil estejam subnotificados. Na semana passada o país foi o que mais registrou novos casos em todo o mundo.

"Ainda há um número relativamente baixo de testes em relação à população. Esse alto número de casos não reflete testagem exaustiva, mas provavelmente subestima os números reais.”

Líderes em casos de covid têm governos conservadores ou demoraram a adotar isolamento

Ryan ressaltou que o país segue a tendência preocupante da América Latina, que registrou crescimento de 25% no número de casos na semana passada.

Extrema pobreza deve atingir mais de 83 milhões na América Latina e Caribe em 2020

Fiocruz também alerta

De acordo com dados do sistema InfoGripe, da Fiocruz, na Semana Epidemiológica 24 (7 a 13 de junho) todas as regiões do Brasil apresentaram números “muito altos” de mortes e casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

Relembre: mortes por síndrome respiratória aguda aumentaram mais de 1.500%

Foram pelo menos 200 mil confirmações da síndrome e mais de 94% testaram positivo para a covid-19.  O levantamento mostra ainda que quase 38 mil pessoas morreram por causa da SRAG no período. Em 98,5% dos óbitos foi identificada a presença do coronavírus.

Maria Rita Khel: "Não poder ver o corpo de alguém que perdeu é uma tortura"

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, afirmou que, do ponto de vista epidemiológico, a flexibilização das medidas de distanciamento social facilita a disseminação de vírus respiratórios e, portanto, podem levar a uma retomada do crescimento no número de novos casos.

“É importante destacar que, para fins de embasamento de ações relacionadas a distanciamento social, é fundamental analisar os presentes dados em conjunto com a taxa de ocupação de leitos das respectivas regionais de saúde, uma vez que o número de novos casos semanais de SRAG ainda se encontra elevado mesmo nos estados que apresentaram queda"

Bolsonaro volta a minimizar pandemia 

Mesmo frente aos números, Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que houve “um pouco de exagero” nas medidas de combate a pandemia. O capitão reformado voltou a defender a abertura do comércio. Sem explicar do que estava falando, ele citou supostas novas informações do mundo todo, que demonstrariam esse exagero.

"A gente apela aqui aos senhores governadores e prefeitos que obviamente com responsabilidade comecem a abrir o comércio. Porque novas informações vêm do mundo todo, vêm da OMS, através dos seus equívocos, que talvez tenha havido um pouco de exagero no trato dessa questão lá atrás.”

Relembre: Na TV, Bolsonaro faz pouco caso do coronavírus e pede volta à normalidade

O Brasil é hoje o segundo país do mundo em número absolutos de casos e óbitos por causa do covid-19. Mais de 12% dos infectados de todo o planeta estão em solo brasileiro. Globalmente já são mais de nove milhões de infectados e o total de pessoas que perderam a vida por causa da pandemia está acima de 460 mil. O Brasil é o segundo com mais registros absolutos de casos e mortes da doença.

Coronavírus: o que pode acontecer aos brasileiros sem o isolamento social?

O que é o novo coronavírus?

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Editado por: Rodrigo Chagas
Tags: covid
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

'MARES DE FRANGOS'

Muitas galinhas, pouca variedade genética: granjas são ‘chocadeiras’ de doenças como a gripe aviária

RECORDE

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

SEM DIÁLOGO

Prefeitura de São Paulo irá afastar 31 diretores de escolas municipais em bairros vulneráveis, denuncia Daniel Cara

REFORMA AGRÁRIA

Cerca de 6 mil militantes do MST ocupam trecho de ferrovia da Vale no Pará para pedir demarcação de acampamento

Eleições PT

‘Essa será a última eleição de Lula e temos dar essa vitória a ele’, diz Edinho Silva em Curitiba (PR)

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.