SERVIÇO

INSS anuncia retomada gradual de serviços presenciais a partir de 13 de julho

Perícias médicas serão priorizadas na primeira fase; Instituto também prorrogou atendimento remoto até 10 de julho

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Serão retomados os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, reabilitação profissional e justificação administrativa - Antonio Cruz / Abr

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou o atendimento à distância até o dia 10 de julho. Ao mesmo tempo, o órgão divulgou um plano de retomada gradual de atendimento presencial a partir de 13 de julho, por meio de um protocolo unificado de segurança a ser implementado em todas as agências do país.

As novidades foram publicadas em portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22). O documento apresenta detalhes das diretrizes de proteção aos segurados, em razão da pandemia do novo coronavírus.

:: Filas do INSS são o novo corredor da morte no Brasil de Bolsonaro :: 

Em um primeiro momento, serão retomados os serviços de perícia médica e avaliação social. Também devem ser priorizados os atendimentos para cumprimento de exigência, reabilitação profissional e justificação administrativa. 

Agendamento prévio 

Apesar da previsão de retomada dos serviços presenciais, os segurados devem realizar um agendamento prévio para garantir o atendimento nas agências. Isso pode ser feito pelo telefone 135 ou via internet, por meio do aplicativo ou site do INSS.

O objetivo do Instituto com os agendamentos prévios é evitar as aglomerações, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde (MS). Os serviços que ficarem de fora da primeira fase dos atendimentos presenciais continuam normalmente pelos canais remotos.

:: “Apagão” do INSS era esperado e intervenção com militares é “absurda”, diz federação :: 

De acordo com o INSS, enquanto todos os serviços não retornarem à normalidade, o plantão para tirar dúvidas continuará ativo. Há ainda uma página na internet criada para auxiliar quem tem dificuldades em realizar o cadastramento no site ou no aplicativo Meu INSS.

 

 

Edição: Douglas Matos