Governo Bolsonaro

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 22 de junho de 2020

Uso indevido de passaporte diplomático é ato de improbidade administrativa, diz senador sobre fuga de Weintraub

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
Agiu com dolo, intenção e má-fé

Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, teria utilizado seu passaporte diplomático para driblar as restrições de viagens de brasileiros para os Estados Unidos em razão da pandemia de covid-19. Ele chegou em Miami no último sábado (20). Após confirmada a chegada de Weintraub em solo norte-americano, o governo Bolsonaro publicou em edição extra do Diário Oficial a sua exoneração.

Na semana passada, antes de partir, vários parlamentares haviam pedido a apreensão do passaporte do então ministro, por estar sob investigação no inquérito do Supremo Tribunal Federal que apura fake news e atos contra a democracia. O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) foi um desses parlamentares. 

Além da apreensão do passaporte, Contarato também pediu a determinação da proibição da saída de Weintraub do país. "Para assegurar a execução de uma eventual sentença penal condenatória foi que entrei com essa medida cautelar", disse ao Jornal Brasil Atual, o senador, que também é professor em Direito Penal e Processo Penal.

O senador afirma que ao deixar o Brasil, Weintraub "agiu com dolo, com intenção, com má-fé, e isso caracteriza este uso indevido do passaporte diplomático, sabendo que ele já era demissionário, sem razão de interesse público, como ato de improbidade contra os princípios que regem a administração pública". 

Confira ainda no jornal as críticas de movimentos populares do campo de que o Plano Safra 2020/2021, que prevê mais de R$ 236 bilhões de reais, não apresenta incentivos a agricultores familiares.
 

Todos os destaques do jornal estão no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos