AULAS PRESENCIAIS

Governo de SP anuncia plano de retomada da educação nesta quarta (24)

Doria afirmou que volta às aulas aconteceria na última fase de flexibilização, mas novo calendário será divulgado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Professores se posicionam contra o retorno às aulas sem o controle real da pandemia - Foto: Governo do Estado de SP

Seguindo a reabertura gradual das atividades, o governo de São Paulo anunciará o plano para o retorno das atividades escolares presenciais nesta quarta-feira (24). Devido ao avanço do coronavírus no estado, que concentra o maior número de casos da pandemia, as aulas foram suspensas no dia 23 de março e o conteúdo está sendo lecionado de forma remota desde então. 

O governador João Doria (PSDB) declarou, na semana passada, que o retorno das atividades escolares só estaria previsto para a última etapa do chamado Plano São Paulo, desenvolvido para a flexibilização da quarentena e dividido em diferentes níveis. 

Porém, um novo calendário das escolas públicas será divulgado em coletiva de imprensa às 12h45min, com a participação de Rossieli Soares, secretário da educação estadual.

Outros representantes do governo já haviam afirmado que a previsão era de que o retorno acontecesse de forma gradativa e com apenas 20% dos estudantes frequentando as escolas presencialmente. 

Profissionais da educação, no entanto, são contra a volta às aulas sem controle real da pandemia, conforme reportagem da Rede Brasil Atual.

“São urgentes a mobilização e a manifestação para impedir o retorno às aulas presenciais nas escolas públicas e privadas de São Paulo. Funda-se nossa posição na convicção de que a conduta do governo do estado e da esmagadora maioria das prefeituras municipais, neste momento, não inspira nenhuma confiança. Não há qualquer expectativa de que eventuais medidas dirigidas a promover a volta às aulas estejam amparadas por orientações emanadas das autoridades sanitárias e validadas em conhecimento científico”, diz nota pública de entidades da categoria, como o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

Os números de contaminação pela covid-19 seguem crescendo em ritmo acelerado em São Paulo. De acordo com um inquérito sorológico realizado pela Prefeitura, a capital tem 1,16 milhão de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O número é maior do que a soma de casos registrados na França e na Espanha. 

O novo dado representa 9,5% da população paulistana e cerca de cinco vezes mais do que o registrado pelo Ministério da Saúde até a manhã desta terça-feiria (23), quando aproximadamente 222 mil de infecção foram contabilizados. 

O estado registra mais de 13 mil óbitos e quebrou recorde de vítimas fatais diárias, com 434 mortes nas últimas 24h.

Edição: Leandro Melito