Sintonize

Radinho BdF entra no clima dos ‘arraiás’ e fala sobre a origem das festas juninas

Criançada comenta o que mais gosta e como é o festejo popular em sua cidade; edição marca o Dia de São João, 24 de junho

Ouça o áudio:

O Radinho BdF é um programa semanal de 30 minutos voltado às crianças e aos cuidadores - Wikimedia Commons
Tem muita música para cantar e dançar ao som de Luiz Gonzaga, Palavra Cantada e Banda Mirim

As quadrilhas e os 'arraiás' não poderão ocupar ruas e quadras em 2020, mas o Radinho BdF desta quarta-feira (24), Dia de São João, convida os pequenos ouvintes a mergulharem em uma viagem sonora pela origem das festas juninas no Brasil.

Quando esse é o assunto, o município de Caruaru, no agreste pernambucano, ocupa lugar de destaque. Por lá, é realizada a festa de São João conhecida como a maior do mundo. Para explicar os detalhes e a história da tradição, o caruaruense Gabriel Queiroz, de 9 anos, preparou uma reportagem especial.

As ondinhas do rádio são ocupadas também por uma participação internacional. Em Portugal, as homenagens a Santo Antônio e a São João são os festejos populares mais importantes do país. O Radinho BdF conta com a ajuda de Santiago Galvão, 14, de Lisboa, e João Soares, 10, de Matosinhos, para entender como são as comemorações nas terras portuguesas.

Na contação de histórias, a professora Amanda Jorri, do grupo Contadores do Sótão, apresenta Fogo no Céu!, de Eliardo e Mary França.

No Plantão Ciranda Cirandinha, Caroline Alves e Wellington Candido, do projeto Brincantes em Ação, explicam como brincar de cabra-cega, uma típica brincadeira popular brasileira. Já prepare a venda para os olhos e chame quem estiver por perto para participar.

Tem espaço ainda para aprender o preparo de uma comidinha típica dessa época do ano: o curau de milho verde. Quem ensina é a cozinheira Letícia Massula, da Cozinha da Matilde. A receita completa está disponível no final da página.


Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.


Receita de curau de milho verde

Ingredientes

- 4 espigas de milho mais granado (um ponto acima do de cozinhar)
- 2 ½ xícaras de leite
- 1 xícara de açúcar
- 1 pitada de sal
- canela para polvilhar

Modo de fazer

Com uma faca, retire os grãos das espigas de milho verde. Bata os grãos no liquidificador com o leite. Passe tudo por uma peneira, esprema bem e descarte o bagaço.

Despeje a mistura coada em uma panela e acrescente o açúcar e uma pitada de sal. Leve ao fogo mexendo sempre até encorpar no ponto de mingau grosso.  

Transfira a mistura para uma tigela, polvilhe com canela em pó. Então, basta esperar esfriar!

Edição: Mayara Paixão