Quem paga é você

Luz mais cara? Programa Bem Viver discute por que sobrou para a população esta conta

Confira também a entrevista com pesquisadora da Fiocruz que fala sobre nova variedade do vírus zika encontrado no Brasil

Ouça o áudio:

Segundo Aneel, decisão vai ajudar a diluir as altas na conta de luz para o consumidor - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Para compensar baixa arrecadação durante a pandemia, consumidores vão pagar

O Bem Viver desta quinta-feira (25) explica o que é a conta covid. É assim que está sendo chamado o repasse que as concessionárias de energia vão realizar aos consumidores devido a baixa arrecadação por conta do coronavírus. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) permitiu que as empresas contraiam empréstimos para controlar suas perdas financeiras, com isso, para quitar a dívida, haverá repasse para a população, que pode ter aumento na conta de luz pelos próximos cinco anos.

:: Artigo | Tarifaço nas contas de luz em tempos de pandemia ::

No programa você também confere a entrevista com a pesquisadora Larissa Catarina Costa da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) que conta sobre a nova variação do vírus zika que foi encontrado no Brasil. Os estudos ainda estão no início, por isso não há certezas de quais são os efeitos esperados. No entanto, os cuidados que já conhecemos permanecem. Principalmente evitar água parada nos vasos, baldes, caixas d'água ou outras superfícies. 

O que esperar da onda de gafanhotos que se aproxima do Brasil? No Bem Viver você entende quais são os possíveis impactos e os motivos para este fenômeno que pode chegar no país.

:: Empresas alemãs usam Brasil como “depósito” de agrotóxicos proibidos na Europa :: 

No programa de hoje tem receita do Alimento é Saúde. Pode escutar com o papel e a caneta na mão porque um mestre culinário camaronês explica como fazer pratos típicos do seu país. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Edição: Lucas Weber