Mortalidade

Brasil tem mais de 1,3 milhão de casos de covid-19 e ultrapassa 57 mil mortes

São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pará são os estados com maior número de infectados e de mortes

Brasil de Fato | Belém (PA) |
O Brasil só fica atrás do Estados Unidos com maior número de mortes do mundo. - Reprodução

O Brasil chegou à marca de 57.070 mil mortes em decorrência do novo coronavírus neste sábado (27), segundo dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). Nas últimas 24 horas, foram registradas 1.107 mortes e o registro de novos infectados foi 38.693. Em todo o mundo, o número de infectados se aproxima de 10 milhões. 

São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pará são os estados com maior número de infectados e de mortes. São Paulo registra até este sábado (27) 265.581 mil infectados e 14.263 óbitos; o Rio de Janeiro tem 108.803 mil infectados e 9.789 óbitos; o Ceará registra 106.628 mil infectados e 5.981 óbitos; e o Pará 99.313 mil infectados e 4.834 óbitos. 

::Coronavírus: governo Bolsonaro demorou mais de dois meses para editar primeira medida::

Apesar do número de casos do novo coronavírus continuarem aumentando, boa parte dos estados brasileiros implantou um sistema de reabertura econômica. Atualmente, ainda não há um tratamento ou vacina comprovada contra a covid-19, ou seja, o isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde o início da pandemia assim como as medidas de higiene são as únicas formas de se proteger contra a covid-19.

Neste sábado (27), o Ministério da Saúde anunciou um acordo com a Universidade Oxford, do Reino Unido, e com a farmacêutica britânica AstraZeneca, para a compra de insumos e tecnologia para a produção de uma vacina contra a covid-19 no Brasil. O investimento de 127 milhões de dólares (R$ 695 milhões) pelo Ministério da Saúde é uma aposta, uma vez que ainda não comprovação de que a vacina seja segura e eficaz.

O estudo ainda está em fase de testes e, se comprovada a eficácia da vacina, 30 milhões de doses serão distribuídas. O planejamento prevê a distribuição de 15,2 milhões em dezembro de 2020, e 15,2 milhões em janeiro de 2021, com prioridade para grupos de risco e profissionais da saúde.

:: Parceria com Oxford prevê produção de vacina contra covid no Brasil ::

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Camila Maciel