Seu dinheiro

Caixa começa a transferir FGTS nesta segunda (29) para quem nasceu em janeiro

Trabalhadores poderão sacar até um salário mínimo do seu fundo; nascidos em dezembro vão receber só no final de setembro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Saque só começará a estar disponível no final de julho e calendário só termina em novembro para os que nasceram em dezembro - Foto: Josh Appel/Unsplash

A Caixa Econômica Federal começou a liberar nesta segunda-feira (29) o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para trabalhadores nascidos em janeiro. Em abril, a Medida Provisória 946 determinou que o banco libere até um salário mínimo (R$ 1045) do fundo. A quantia será determinada considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas com saldo no FGTS.

No total, serão liberados, de acordo com todo o calendário, mais de R$ 37,8 bilhões, para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores.

:: Caixa paga nova parcela do auxílio, mas quem precisa sacar pode esperar até setembro :: 

O pagamento será realizado por meio de crédito na Conta Poupança Social Digital, aberto automaticamente pela Caixa em nome dos beneficiário. 

O calendário de transferência do FGTS foi feito pelo mês de aniversário dos trabalhadores. Na próxima segunda-feira (06/07) os nascidos em fevereiro terão o dinheiro disponibilizado. Assim seguirá, para cada depósito uma semana de intervalo 


Calendário de pagamento do Saque Emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) / Caixa Econômica Federal

A exceção será para os aniversariantes de agosto, que terão seu dinheiro disponibilizado no dia 24 de julho, duas semanas depois daqueles que nasceram em julho, que terão o dinheiro na conta digital no dia 10 de julho. 

:: “Renda Básica universal e incondicional pode ser um caminho para garantir segurança” :: 

O calendário de intervalo de uma semana entre cada depósito retoma a partir de setembro e segue até o fim. 

Saque

A disponibilização do saque seguirá um calendário escalonado também pelo mês de aniversário, porém com um intervalo de 14 dias. Quem nasceu em janeiro só poderá ter o dinheiro no dia 25 de julho. Duas semanas depois será a vez de quem é de fevereiro, no dia 8 de agosto. E assim seguirá até o final. 

:: Com atraso, pagamento da 3ª parcela do auxílio emergencial começa neste sábado :: 

No entanto, a partir do dia 17 de outubro a liberação incluirá dois meses, ou seja, nesta data o saque será tanto para nascidos em julho ou agosto. Duas semanas depois (31/10) será a vez de quem é de setembro ou outubro. E a última liberação de saque (14/11) é para quem nasceu em novembro ou dezembro. 

Só se quiser

Caso não haja movimentação na conta de economia social digital até 30 de novembro deste ano, o valor será devolvido à conta do FGTS com devida remuneração do período, sem prejuízo para o trabalhador. Se após esse prazo, o beneficiário decidir fazer saque, poderá solicitar pelo Aplicativo FGTS até 31 de dezembro

A Caixa disponibiliza os seguintes canais de atendimento para informações: pelo site da Caixa, pelo telefone 111 (opção 2), ou peloaplicativo FGTS, disponível tanto para Android como iOS.

 

Edição: Lucas Weber