Governo Bolsonaro

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 29 de junho de 2020

Novo ministro de Educação tem posse suspensa devido a polêmicas em torno a seu currículo acadêmico

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

A posse do novo ministro da Educação, Carlos Decotelli, marcada para esta terça-feira, foi suspensa, depois de universidades da Argentina e da Alemanha terem desmentido currículo do militar da reserva. 

O reitor da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, Franco Bartolacci desmentiu, na semana passada, informação que constava na plataforma Lattes de que Decotelli tinha diploma de doutor pela instituição. Bartolacci afirmou que o militar da reserva iniciou o doutorado na instituição, mas que não concluiu.

Nesta segunda-feira (29), foi a vez da Universidade de Wuppertal informar que Decotelli não concluiu programa de pós-doutorado na instituição, como também constava no currículo.

Este não é o primeiro caso no governo Bolsonaro. Antes de assumir como ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que era "advogada", "mestre em educação” e “em direito constitucional e direito da família”. O ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, também tem se apresentado como "mestre em direito público pela Universidade Yale", mas em resposta a questionamento do The Intercept Brasil, a entidade afirmou que não possui o nome do ministro em seus registros. 

A própria Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, foi contratada pelo ministério comandado por Damares, com um currículo em que afirmava ter graduação em relações internacionais pela Uninter, mas em resposta ao UOL, a entidade afirmou que Sara está "concluinte somente no curso 2017/02 assessoria em marketing pessoal e político para candidatos (distância Uninter) em 22/03/2017". 

Confira todos os destaques do jornal no áudio acima. 
------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos