ao alcance das mãos

Papel de ferramentas tecnológicas durante a pandemia é destaque no programa Bem Viver

Comunidades tradicionais fortalecem vendas pela internet; aplicativo de celular ajuda no combate à pandemia em Israel

Ouça o áudio:

Ferramentas digitais têm ajudado no enfrentamento à crise - Sara Kurfeß/ Unsplash

Os desafios impostos pela pandemia do coronavírus têm obrigado as pessoas a se reinventarem para minimizar os impactos da crise. O programa Bem Viver desta quinta-feira (02) destaca o uso de plataformas virtuais por comunidades tradicionais para a comercialização de artesanatos e produções orgânicas da agricultura familiar. A partir da organização comunitária, essas populações têm usado cada vez mais a internet para ampliar as suas vendas. 

Outro exemplo do papel da tecnologia diante da pandemia apresentado nesta edição vem de Israel. Um aplicativo criado por um matemático brasileiro tem contribuído para o combate da covid-19.

O programa desta quinta destaca ainda os desafios enfrentados por imigrantes e refugiados que vivem no Brasil neste período pandêmico. Em entrevista ao Bem Viver, a assistente social Carla Aguilar, que atua no Centro Pastoral de Apoio ao Migrante (Cami), na cidade de São Paulo (SP), destaca as dificuldades com moradia e acesso ao auxílio emergencial de R$ 600.

::Sem políticas públicas efetivas, imigrantes sobrevivem da solidariedade::

Prorrogado por mais dois meses, o prazo de cadastramento para receber o benefício termina hoje. No entanto, muitas pessoas ainda não conseguiram efetivar o cadastro para acessar a renda. A negativa para o benefício motivou uma manifestação no Recife (PE). O repórter Daniel Lamir traz os detalhes dessa mobilização.

O Bem Viver também destaca a paralisação nacional promovida pelos entregadores de aplicativos, que mobilizou a categoria em diversas cidades do país. 

Já ouviu falar em “gastronomia divertida”? A nutricionista Noádia Priscila explica sobre esse projeto de educação alimentar no quadro Alimento é Saúde.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize 

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Terra HD, de Terra Rica (PR) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Edição: Geisa Marques