Rio Grande do Sul

Coluna

Possível lockdown no RS: Eduardo Leite se enrola e tropeça nas bandeiras que criou

Imagem de perfil do Colunistaesd
Com agravamento da pandemia no RS, governador sinalizou possibilidade de maiores restrições no estado - Reprodução / Jornal do Comércio
O vírus, que estava louco pra se propagar, mandou a fatura. E quem vai morrer são os mais pobres

Pois como disse este blogueiro há duas semanas (Enquanto Bolsonaro pisoteia os mortos, Eduardo Leite vai se enrolando nas bandeiras que desfraldou a pedido de sua gente rica), o governador Eduardo Leite se enrolou mesmo nas bandeiras que criou. Tivesse tratado todo o estado do mesmo jeito, mantendo tudo como começou, sob controle, mas preferiu seguir as pressões e abriu. O que veio depois da “abertura” a gente já sabe: os hospitais estão ficando no limite e provavelmente neste fim de semana já vão faltar leitos. Os médicos vão ter que escolher ali, no corredor do hospital, quem vai ser entubado pra tentar sobreviver e quem não vai ser entubado e vai morrer ali mesmo.

O Leite começou até bem, se comparado com outros governadores como no RJ, MG e SP, por exemplo. Mas Eduardo Leite não tem compromisso com o povo e com os trabalhadores. Ele tem compromisso com os empresários que o pressionaram. Aí inventaram as tais das bandeiras coloridas e fincaram pelo Rio Grande. O Leite acreditou que a gente dele, os empresários que só pensam em ganhar dinheiro, iam respeitar. Não só não respeitaram as bandeirinhas, como passaram a pressionar para mudar as cores. E ai não teve jeito. Eduardo Leite e os prefeitos mudaram as cores e abriram lojas, shoppings e outros que tais.

O vírus, que estava louco pra se propagar, mandou a fatura. E quem vai morrer são os mais pobres, que não têm como ficar em casa, porque se a firma está aberta e o patrão cobra a presença do trabalhador, se este não for, vai pro olho da rua. Aí ele vai. E reza ou conta com o acaso para não pegar o vírus ou não ficar muito doente.

Já o patrão vai ficar em casa, é claro. E se for pra firma, vai de carro, não de busão lotado com um monte de gente espirrando, tossindo e largando “gotículas” pelo ambiente.

Eduardo Leite desfraldou as bandeiras de acordo com os interesses dos dele. Agora vai fazer o tal lockdown no RS. Ou seja, vai fechar tudo mesmo. Agora é tarde. Eduardo Leite tropeçou nas bandeiras que desfraldou…

Na semana passada este blogueiro antecipou o que aconteceria com as bandeiras. Houve até prefeito sacaneando e computando leitos de UTI privados como se públicos fossem, para dizer que tal município estava em condições de saltar de bandeira “vermelha pra amarela”. Mas leito privado é para quem tem. Não pro povo que não tem dinheiro para pagar plano de saúde.

Na verdade todos estes leitos deveriam estar para o povo todo. Mas não estão. A gente que apoia o liberalismo do Eduardo Leite não aceita se misturar com o povo que trabalha para produzir o seu próprio salário e ainda garantir o lucro e os dividendos deles.

Edição: Marcelo Ferreira