Graduação

Sisu: veja como se inscrever a partir desta terça-feira, 7

São quatro dias de inscrições e o resultado sai dia 14 de julho

Belém (PA) | Brasil de Fato |
Quem fez o Enem mais recente e não tirou zero na redação pode participar. Importante ressaltar que só vale o Enem mais recente. Os anteriores não contam.
Quem fez o Enem mais recente e não tirou zero na redação pode participar. Importante ressaltar que só vale o Enem mais recente. Os anteriores não contam. - Divulgação

Até a próxima sexta-feira (10), estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. O Sisu permite que estudantes com melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conquistem vagas em universidade públicas. 

Continua após publicidade

O ideal é que os interessados não deixem para última hora para fazer as inscrições, afinal, são apenas quatro dias para escolher a vaga que se pretende cursar na graduação. 

O primeiro passo é ter a senha do sistema em mãos e acessar o portal de serviços do Governo Federal. Depois, siga o passo a passo abaixo:

1. Clicar no link de Fazer Inscrição.
2. Ele vai redirecionar você para criar uma conta no gov.br. Para isso tenha seu CPF em mãos.
2. Informar seu número de inscrição e senha do Enem mais recente. Se porventura você esqueceu é possível recuperar na própria página.
3. Escolha duas opções de cursos e instituições de ensino onde gostaria de estudar. Você pode escolher o curso em outra cidade que não seja a sua. A busca permite escolher curso, município ou universidade participante.
4. Especifique se vai concorrer à vaga por meio de cotas ou por ampla concorrência (caso exista essas opções). Caso opte pelas cotas é necessário comprovação.

O Sisu conta com todos os tipos de cursos: bacharelados, licenciaturas e até cursos superiores de tecnologia em todas as áreas do conhecimento.

Saiba mais: Sisu passa a oferecer vagas para cursos na modalidade EaD.

Resultado do Sisu 
O resultado do Sisu 2020/2 será divulgado no dia 14 de julho. Os aprovados terão de acessar o sistema e enviar os documentos necessários para matrícula. 

Quem pode se inscrever no Sisu
Quem fez o Enem mais recente e não tirou zero na redação pode participar. Importante ressaltar que só vale o Enem mais recente. Os anteriores não contam.

:: MEC autoriza suspensão de parcelas do Fies durante pandemia; confira as regras :: 

Lista de espera
Quem não for aprovado nas opções de cursos pode ainda participar da lista de espera do Sisu. O documento com os nomes dos candidatos aptos a essa condição será enviado para as universidades, que ficarão responsáveis pelas chamadas posteriores.

Além do Sisu

Além da lista de espera existem outras formas de ingressar na universidade: por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos) e também por meio do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), além do ingresso direto nas instituições de ensino.

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho