Educação e Saúde

Enem, Prouni e práticas integrativas complementares são destaques do Bem Viver

Técnicas como acupuntura e aromaterapia são oferecidas gratuitamente pelo SUS

Ouça o áudio:

Tratamentos alternativos podem trazer muitos benefícios para a nossa saúde - 5petalpics/Pixabay
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) está com consulta aberta para bolsas de estudo

O Bem Viver desta quinta-feira (9) traz informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus e agora, já tem data para ser realizado. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram que as provas escritas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

Já a versão digital do exame está prevista para acontecer em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A partir do dia 29 de março, os estudantes já podem conferir os resultados.

A decisão sobre as novas datas não levou em consideração a enquete feita pelo governo, onde a maioria dos estudantes sugeriu que as provas fossem realizadas em maio do ano que vem. O MEC alegou que decidiu realizar o exame em janeiro, para não atrapalhar o calendário letivo de 2021 das instituições do ensino superior.

Além do Enem, os estudantes precisam ficar de olho em outra data. O Programa Universidade Para Todos (Prouni) está com consulta aberta para bolsas de estudo. Os interessados já podem acessar o site do programa e fazer a inscrição entre os dias 14 e 17 de julho.

Na edição de hoje, você também confere uma matéria sobre as possíveis consequências da reabertura de escolas e instituições de ensino, mesmo sem a estabilização dos casos do novo coronavírus.

:: Brasil ultrapassa 1,7 milhão de casos de covid-19, com quase 68 mil mortes ::

Aqui no Brasil, estados como Santa Catarina e Rondônia ensaiaram um retorno às aulas presenciais. Em São Paulo, o governo anunciou a retomada para setembro. A reportagem do Brasil de Fato conversou com especialistas da área da saúde e da educação sobre o tema.

O quadro Repórter SUS traz informações sobre as práticas integrativas e complementares, como a acupuntura e aromaterapia. Segundo profissionais da área da saúde, esses tratamentos podem proporcionar muitos benefícios para a saúde física e mental, sobretudo nesses tempos de pandemia.

:: Saberes tradicionais de quilombolas protegem meio ambiente no Vale do Ribeira, em SP ::

Além disso, uma conversa com Alexandre Henrique Pires, da coordenação executiva da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), atualiza as informações sobre o Projeto de Lei 735, conhecido como PL emergencial da agricultura familiar.

 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Michele Carvalho