Impeachment

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 9 de julho de 2020

Organizações e movimentos se preparam para realizar a Jornada Nacional Fora Bolsonaro nesta sexta (10)

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Diversas frentes, partidos políticos e movimentos populares realizarão atos nas redes e nas ruas nesta sexta-feira (10), para cobrar o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Organizados pela Campanha Fora Bolsonaro, já foram confirmados atos em 20 estados. 

A Jornada Nacional pelo “Fora Bolsonaro” se estende até sábado (11). As atividades respeitarão as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) na pandemia. Entre as atividades, estão previstas assembleias em locais de trabalho, um ato inter-religioso às 19h e um panelaço às 20h. A campanha pede que a população mostre apoio ao movimento colocando panos pretos nas janelas. Às 11h, está programado um tuitaço com a hashtag #ForaBolsonaro. Confira toda a programação no site da campanha.

Confira também no jornal as repercussões dos vetos de Jair Bolsonaro ao acesso facilitado a auxílio emergencial e água do Plano Emergencial contra covid-19 em territórios indígenas durante a pandemia. 

Rafael Modesto, assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), explica que a intervenção do ministro Barroso vem ao encontro dos pedidos já feitos pelas organizações indigenistas. Segundo Modesto, os invasores de terras, como garimpeiros, são um dos responsáveis por disseminar o vírus entre os povos indígenas.

"É urgente conter o avanço do coronavírus nas aldeias e a expulsão, a retirada de invasores de terras indígenas, sejam caçadores, sejam garimpeiros, invasores, gente que está desmatando as terras indígenas; precisam ser retirados imediatamente. Porque são os condutores, são quem leva, na maioria das vezes, o coronavírus para as aldeias. Então Barroso determinou que a União contingencie, consiga fazer com que seja criado um plano de ação nos próximos 30 dias para conter o avanço do coronavírus nas aldeias. Essa decisão contempla, em parte, o que pedem os indígenas, o que pedem as organizações indigenistas, socioambientais parceiras, e é o que pede o Conselho Indigenista Missionário", disse Modesto. 
 

Confira todos os destaques no áudio acima.

 ------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos