Rio Grande do Sul

#FORABOLSONARO

Organizações do RS preparam ações virtuais no Dia Nacional Fora Bolsonaro

Dia Nacional de Mobilizações Fora Bolsonaro ocorre nesta sexta-feira (10) com protestos em todo o Brasil

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No Rio Grande do Sul, devido ao aumento de casos de covid-19, as entidades vão se somar à mobilização com atividades virtuais - Reprodução

Nesta sexta-feira, 10 de julho, ocorre o Dia Nacional de Mobilizações Fora Bolsonaro, mobilização convocada pelos movimentos sociais que integram a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, juntamente com as centrais sindicais e mais de 40 organizações representando diferentes segmentos sociais. Serão feitas ações simbólicas em diversas cidades do país “denunciando a política genocida de Bolsonaro frente à pandemia”.

No Rio Grande do Sul, devido ao aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas, as entidades vão se somar à mobilização com atividades virtuais. Às 11h, será realizada a live das Centrais Sindicais, com transmissão pela Rede Soberania e Brasil de Fato RS, com retransmissão de diversas organizações. Também às 11h inicia um "twitaço" com uso da hashtag #ForaBolsonaro nas redes sociais. Já às 20h, ocorre um “panelaço” nas janelas por “Fora Bolsonaro”.

No site da “Campanha Nacional Fora Bolsonaro”, as organizações defendem que o contexto atual de crises sanitária e econômica aceleraram a “disposição na cúpula do Executivo Federal em avançar na retirada de direitos” e apontam que “há um crescente movimento de insatisfação na sociedade brasileira que tem se expressado na palavra de ordem: Fora Bolsonaro!”

Mesmo frente aos números crescentes de casos confirmados e óbitos por covid-19, Jair Bolsonaro afirmou que houve “um pouco de exagero” nas medidas de combate a pandemia, na metade de junho. E, mesmo após contrair o vírus, o presidente realizou aglomerações, não utilizou máscara e fez propaganda do remédio cloroquina, cuja eficácia ainda não foi comprovada cientificamente. 

A campanha terá atividades também no sábado, 11 de julho, quando ocorrerá a Plenária Nacional Fora Bolsonaro, com definição das próximas. Para participar, é necessário preencher um formulário ou enviar um e-mail para [email protected].

 

 

Edição: Marcelo Ferreira