Resistência

Programa Bem Viver conta sobre a aldeia indígena no RJ que impediu a chegada da covid

Na cidade de Maricá (RJ), comunidade se organizou e conseguiu não ter nenhum caso de coronavírus até agora

Ouça o áudio:

Índios da aldeia Mata Verde Bonita se mantém isolados durante pandemia no novo coronavírus - Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Por hora, apenas uma médica e uma enfermeira estão autorizadas a entrar na aldeia

O programa Bem Viver dessa sexta-feira (10) traz uma boa notícia. Em Maricá (RJ), a aldeia indígena Mata Verde Bonita não registrou nenhum caso do novo coronavírus, desde o início da pandemia, no início do ano.

Isso só foi possível, graças ao rígido esquema de controle de quem entra e sai do território. Por hora, apenas uma médica e uma enfermeira estão autorizadas a entrar no local.

Você também confere uma matéria sobre os impactos da pandemia na economia mundial, sobretudo nos países da América Latina. Segundo uma pesquisa do Instituto Tricontinental mostra que a covid deve gerar cerca de 37 milhões de desempregados na região.

:: Relator de moradia da ONU pede que Brasil pare com despejos e remoções ::

O programa também traz relatos de quem foi obrigado a voltar ao trabalho, devido à flexibilização da quarentena, e acabou sendo contaminado pelo novo coronavírus.

:: Enquanto ricos festejam no Leblon, trabalhadores enfrentam aglomeração no BRT do Rio ::

Além disso, você conhece uma iniciativa bem bacana de produtores da agricultura familiar do Piauí, que produzem rapadura agroecológica, no quadro Momento Agroecológico. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

 

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Michele Carvalho