balanço

Continente africano tem mais de 600 mil casos e 13 mil mortes por covid-19

Novo surto de ebola na República Democrática do Congo em meio à pandemia do coronavírus também preocupa autoridades

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Segundo os dados oficiais da OMS, cerca de 8 mil profissionais de saúde foram infectados no continente africano durante a pandemia de covid-19 - JOHN WESSELS / AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou na última terça-feira (14) que o continente africano superou 600 mil casos de covid-19, com 13.474 mortes em decorrência da doença. 

Entre os infectados na região, cerca de 8 mil são profissionais de saúde.   

De acordo com os números apresentados pela OMS, a África do Sul é o país que concentra o maior número de casos, com 287.796 infectados e 4.172 mortes, seguido pela Nigéria, que tem 31.153 casos positivos e 744 mortes e Gana, com 24.988 casos e 139 mortes por covid-19.

Os dados da instituição revelam que cerca de 305 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus na África estão curadas. 

No entanto, especificidades do continente podem demonstrar uma discrepância entre o número de casos confirmados pela OMS e o número de contágios reais. Como revela a reportagem do Brasil de Fato, alguns países da África  bem como países da Ásia e da América Latina  não possuem sistemas eficazes de registro de nascimentos e mortes.

Em Mogadíscio, capital da Somália, duas semanas antes da confirmação da primeira morte por covid-19, moradores já observavam “funerais em massa” nos cemitérios da cidade, sem motivo aparente. Dados oficiais apontam menos dois óbitos por dia causados por coronavírus no país africano, embora o número de sepultamentos continue acima da média.

Um novo surto de ebola em meio à pandemia de covid-19 também preocupa as autoridades sanitárias. A República Democrática do Congo registrou, entre junho e julho, 49 casos confirmados de ebola, com 20 mortes.

:: Ebola não é mais uma doença sem cura, anunciam cientistas ::

*Com informações da teleSUR.

Edição: Luiza Mançano