Ciência

Da higiene bucal à vacina: Programa Bem Viver traz avanços da ciência contra covid

Cientistas e pesquisadores de todo o mundo estão em busca de uma vacina contra o novo coronavírus

Ouça o áudio:

Doses da vacina Coronavac chegam a São Paulo - Governo de São Paulo
Testes da vacina da Universidade de Oxford apresentam resultados preliminares positivos

O Bem Viver dessa terça-feira (21) traz os avanços na ciência no combate à covid-19. Os estudos vão desde uma vacina que atenda a população mundial a dicas de como ajudar a prevenir a doença, por exemplo, mantendo a higienização da boca em dia. 

Continua após publicidade

O programa também atualiza as informações sobre o pagamento da renda emergencial, por conta da pandemia do novo coronavírus. Havia uma dúvida se os beneficiários receberiam o valor integral da 4ª parcela. No entanto, o governo federal anunciou, nesta segunda-feira (20), que pagará os R$ 600 de uma vez só.

:: Caixa começa a depositar FGTS nesta segunda (20) para quem nasceu em abril ::

A edição traz uma reportagem sobre a comunidade Vila da Barca, em Belém (PA). A reportagem do Brasil de Fato foi até o local conversar com os moradores e ouvir quais os problemas e desafios que eles sempre enfrentaram e agora se potencializaram com a pandemia.

No quadro Alimento é Saúde dessa semana, você também conhece um pouco mais sobre a própolis, substância natural produzida pelas abelhas.

Outro tema de destaque do programa é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O programa, que existe desde 2007 e ajuda a combater a desigualdade no ensino entre as cidades do Brasil, vence esse ano e espera que o Congresso Nacional aprove a sua renovação. No entanto, a votação dessa pauta segue em ritmo lento.

:: Prazo para os aprovados no Sisu se matricularem nas universidades termina nesta terça ::

Por fim, o Bem Viver fala da aprovação do projeto de lei para socorrer agricultores familiares. O texto foi votado na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (20) e segue agora para análise no Senado Federal. Caso seja aprovado, vai para sanção presidencial. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

Edição: Michele Carvalho