Rio Grande do Sul

Coluna

Programa “Brasil de Fato em Revista” comemora 2º aniversário do Brasil de Fato RS

Imagem de perfil do Colunistaesd
Cena apresenta fotos do lançamento do Brasil de Fato RS em 2018. Na foto, este blogueiro entrevistando o João Pedro Stédile para a Rede Soberania - Reprodução
Para emocionar, mas também pra pensar sobre como anda a comunicação na seara da classe trabalhadora

Este blogueiro está muito feliz de participar da construção do jornal Brasil de Fato RS. Faço parte do Conselho Editorial. Ao assistir ao programa Brasil de Fato em Revista nesta segunda-feira (20), comandado pela Katia Marko e pelo Ayrton Centeno, que lembrou do segundo aniversário da versão estadual do jornal, cheguei a arrepiar.

Abaixo, o programa, para emocionar, mas também pra pensar sobre como anda a comunicação na seara da classe trabalhadora nestes tempos em que a ideologia do mal comanda os rumos da nação.

O surgimento do Brasil de Fato RS, além de sua raiz no Brasil de Fato nacional, vem também da necessidade que dirigentes e lideranças dos movimentos sociais sentiram de termos veículos de comunicação multiplataformas.

A Rede Soberania já vinha cumprindo o papel de instrumento de comunicação de vídeo e áudio através das redes sociais. Mas faltava um instrumento de mídia impressa, informador, mas essencialmente formador, capaz de tirar lições dos fatos e interpretá-los com a visão da classe trabalhadora.

Há ainda um árduo trabalho pela frente, mas este programa, seguindo a experiência do Programa Central do Brasil - que vai ao ar todos os dias, as 20 horas, em todas plataformas como TVs, rádios comunitárias comerciais, Facebook, Youtube, Twitter e Instagram - vai consolidando a ideia da necessidade da classe trabalhadora ter seus próprios meios de Tecnologia da Informação para retomar a caminhada para a frente, por democracia, direitos, cidadania plena e, quiçá, uma “terra sem amos”. Vamo que vamo!

Estão de parabéns a Katia Marko, o Ayrton Centeno e a equipe toda que eles coordenam, com condições econômicas nada favoráveis, mas com um incansável espírito de solidariedade e visão ideológica firme em tempos inumeráveis ataques a classe trabalhadoras.

Edição: Marcelo Ferreira