Sintonize

Radinho BdF entra em campo para falar sobre futebol

Tem história da maior jogadora de todos os tempos, as regras do jogo e muita música sobre o esporte mais amado do Brasil

Ouça o áudio:

O futebol é o esporte mais popular do mundo - Tevarak Phanduang/ Unsplash
Marta enfrentou diversos desafios por ser mulher, mas não desistiu do seu sonho

Considerado o esporte mais popular do mundo, o futebol é o assunto do Radinho BdF desta quarta-feira (22), que teve seu dia comemorado no último domingo, 19 de julho. Inventado na Inglaterra ainda no século XIX, a modalidade tem uma legião de apaixonados e apaixonadas no Brasil, sendo que muitos e muitas carregam o sonho de se tornar atleta profissional.

Continua após publicidade

Esse também era o desejo de Marta Vieira da Silva. Quem conta a história da maior futebolista de todos os tempos nesta edição do Radinho é a Marjory Leonardo, do Grupo Ujima. A jogadora, eleita seis vezes a melhor do mundo, enfrentou diversos desafios por ser mulher e jogar futebol, mas não desistiu do seu sonho, e hoje inspira muita gente a persistir em sua paixão pelas chuteiras. 

A camisa 10 da Seleção Brasileira provou que não existe essa de que “futebol é coisa de menino”. Afinal, o esporte é para todo mundo, e as coisas não têm gênero. 

Da Inglaterra ao Brasil 

Como o futebol chegou ao Brasil? Essa resposta é por conta do ex-futebolista, João Carlos Maringá, que explica como o paulistano Charles Miller trouxe o esporte para terras brasileiras. Miller estudou em uma escola pública britânica onde aprendeu o esporte e hoje é considerado o “pai” do futebol no Brasil. E para ninguém levar cartão vermelho, Maringá explica as regras do jogo e suas mudanças ao longo dos anos.

E o time que entra em campo nesta edição do Radinho está cheio de craques. A escalação tem Gabriel Queiroz, Matheus Faleiros, Maria Eduarda, os irmãos Wesley Eduardo e Warley Samuel, Alice Floro, Pedro Eliezer e o Louis Berlin, direto da Inglaterra.  

Para brincar um pouquinho longe das telas do celular e da televisão, a Karen Macedo, integrante do Grupo Escoteiro Irapuã, ensina uma brincadeira simples e divertida para fazer em casa e animar a sua quarentena. 

E a dica é brincar ao som de música. O Radinho desta quarta-feira traz uma verdadeira seleção de clássicos que homenageiam o futebol. 

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

Edição: Geisa Marques