calma

Conta do auxílio emergencial bloqueada? Saiba o motivo e como solucionar

Segundo a Caixa, uma explicação é inconsistência cadastral nos dados, que pode ser solucionada pelo aplicativo do banco

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Sem entrar em detalhes, presidente do banco, Pedro Guimarães, informou que há suspeita de fraude - Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Agências da Caixa têm registrado aumento de filas depois que conta digitais da renda emergencial foram bloqueadas. O banco não informou quantos beneficiários foram prejudicados. 

Continua após publicidade

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, fez um pronunciamento na última quarta-feira, 22, para esclarecer o motivo dos bloqueios e as formas de solucionar a situação.

:: Confira o calendário da 4ª parcela do auxílio emergencial; pagamento começa dia 20 :: 

Segundo o presidente do banco, existem duas situações que podem ter levado à suspensão da conta digital: inconsistência cadastral nos dados do beneficiário ou suspeita de fraude. A segunda hipótese não foi melhor detalhada por Pedro Guimarães, que apenas avisou que a Polícia Federal está investigando esses casos. O presidente informou que nessa situação a pessoa deve procurar uma agência Caixa para ver a situação.

:: Caixa começa a depositar FGTS nesta segunda (20) para quem nasceu em abril :: 

Caso o bloqueio seja por problema nos dados, a solução pode ser pelo próprio aplicativo Caixa Tem. O banco informou que o beneficiário deve acessar a plataforma e procurar pela opção para reenviar os documentos. 

Segundo a Caixa, a análise deve durar cerca de 24 horas. Se a documentação enviada estiver correta, o acesso é liberado automaticamente. Caso contrário, o beneficiário deverá ir até uma agência. 

:: Trabalhadores têm auxílio emergencial negado mesmo atendendo todos os requisitos :: 

Pedro Guimarães alertou também que o beneficiário deve conferir o calendário de repasse da renda emergencial antes de procurar ajuda. Segundo o presidente do banco, não adianta procurar a agência para solucionar o bloqueio se não estiver na data de repasse do dinheiro 

:: Famílias de baixa renda não poderão ter energia elétrica cortada até o final do ano :: 

Para conferir quando estará disponível a sua parcela da renda emergencial, acesse o site do auxílio emergencial da Caixa e procure pelo tópico calendário.

 

Edição: Lucas Weber