Distanciamento

Prefeitura de São Paulo adia carnaval de 2021 devido à pandemia de covid-19

Ainda não há uma nova data para a festa popular, mas prefeito Bruno covas aponta para fim de maio e começo de julho

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

"Finalmente batemos o martelo e estamos adiando o carnaval do ano que vem", afirmou Covas - Foto: Joyce Cury/SPTuris

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), decidiu adiar o carnaval de rua e os desfiles das escolas de samba de 2021 em decorrência da pandemia de covid-19. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24), ao lado do governador do estado João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa. 

"Finalmente batemos o martelo e estamos adiando o carnaval do ano que vem. Conversamos com vários blocos de Carnaval, os blocos tradicionais da cidade. E tanto as escolas de samba quanto os blocos entenderam a inviabilidade de organização do carnaval para fevereiro do ano que vem", disse Covas.

Continua após publicidade

Relembre: Resistente, o carnaval chega em 2020 inspirado nos desfiles críticos dos anos 1980

Continua após publicidade

A decisão também veio de uma demanda as próprias escolas, que, caso a data fosse mantida, as produções carnavalescas ficariam comprometidas, além do risco de contaminação ainda existente. 

Continua após publicidade

Tanto as escolas de samba quanto os blocos entenderam a inviabilidade de organização do carnaval para fevereiro.

Sidnei Carriuolo, presidente da Liga, afirmou ao G1 que o adiamento precisou ocorrer para as escolas conseguirem se preparar a tempo de garantir os desfiles. "Carnaval nos mesmos moldes de costume é impossível, já pensamos em adaptações. O que toma muito tempo e suporte financeiro é o preparo de fantasia e alegoria", disse.

Sem data

Continua após publicidade

Até o momento, não foi definida uma nova data para o carnaval do próximo ano. A Liga das Escolas de Samba de São Paulo, no entanto, apontam para o final de maio ou começo de julho como uma data possível.

Continua após publicidade

"Estamos definindo tanto com os blocos quanto com as escolas e com as outras cidades a nova data que deve se dar a partir de maio do ano que vem. Muito dificilmente ocorrerá em junho porque coincide com os festivais de São João no Nordeste. Estamos definindo ou final de maio, ou começo de julho para realização do carnaval na cidade de São Paulo", afirmou Covas.
 

Edição: Rodrigo Chagas