homenagem

Venezuela comemora aniversário de nascimento de Simón Bolívar, libertador da América

O legado do líder está presente na construção da República Bolivariana; seu rosto, estampado em murais em todo o país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Apoiadores do presidente Nicolás Maduro carregam quadro do libertador Simón Bolívar em uma das manifestações em defesa da soberania do país - Cristian Hernández/AFP

237 anos após o nascimento de Simón Bolívar em Caracas, capital da Venezuela, sua história continua inspirando a construção da República Bolivariana no país e a luta daqueles que, na América Latina, seguem sonhando com a unidade do continente, como propunha o libertador.

Nascido em 24 de julho de 1783, Bolívar encabeçou os processos de independência em grande parte da América do Sul, nos territórios que formam hoje a Venezuela, Colômbia, Panamá e Equador e almejava a consolidação de uma Pátria Grande no continente latino-americano.


Mural em homenagem a Simón Bolívar em Caracas, capital da Venezuela / Federico Parra/AFP

O legado de Bolívar na Venezuela é inegável. Seu rosto estampa diversos murais pelo país e sua figura é sempre recordada pelas lideranças e movimentos políticos. Nesta sexta-feira (24), o presidente Nicolás Maduro lembrou, através de suas redes sociais, a importância do líder da independência.

“Comemoramos 237 anos do natalício do Pai Libertador, Simón Bolívar. O gigante que encarnou os valores espirituais e morais da nossa ‘venezuelanidade’ e que hoje somos chamados a aprofundar. Somos os herdeiros da sua grandeza e, como no passado, conseguiremos vencer as dificuldades”, escreveu Maduro.

A memória do herói da Independência se faz presente também em outros marcos de construção do bolivarianismo no país.

Foi nesta data, em 1982, que o ex-presidente e então tenente Hugo Chávez fundou o Movimento Bolivariano Revolucionário 200 (MBR-200), em referência ao bicentenário do nascimento de Bolívar. A organização cívico-militar MBR-200 esteve à frente da primeira rebelião militar comandada por Chávez em 1992, com o assalto do quartel 4F.

:: Adán Chávez: "O povo venezuelano responde à pandemia com civismo e amor à pátria" ::

Ainda neste 24 de julho comemora-se 15 anos da teleSUR, emissora multiestatal criada por Chávez. A coincidência da data não é mera casualidade. Criada como um projeto dos ex-presidente venezuelano com o apoio de Fidel Castro, o propósito da emissora é difundir assuntos pouco presentes nos grandes conglomerados de comunicação, trabalhando a notícia com um olhar contra-hegemônico.

 

Legado de Bolívar

Em entrevista ao Brasil de Fato, o pesquisador Alexandre Barbosa, doutor em Ciências da Comunicação e especialista sobre temas da América Latina, afirma que Bolívar é considerado um exemplo para todos que defendem a ideia de soberania popular e a integração  dos povos latino-americanos

“Ele já tinha uma ideia que a América Latina deveria ser unida, na forma de uma federação  não na forma de um governo monárquico , mas livre da escravidão, e principalmente, que tivesse um modelo de república diferente dos europeus e diferente dos americanos. Ele já achava que América Latina devia ter um caminho próprio para chegar a sua autonomia.” comenta.

Edição: Luiza Mançano