covid-19

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 28 de julho de 2020

Situação da pandemia em Santa Catarina e campanha da Jubileu Sul por anulação de dívida são destaques do jornal

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

O estado de Santa Catarina teve alta na taxa de letalidade por coronavírus pelo 17º dia consecutivo, apesar de o país registrar queda nesse índice. Para falar sobre a situação no estado, o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe o médico de Família e Comunidade e diretor do (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (SINTRASEM) em Florianópolis, Igor Tavares Chaves.

"Estamos vivendo uma tragédia em Santa Catarina, estão morrendo em torno de 21 pessoas por dia por conta da abertura e da pressão do setor econômico. Temos um colapso nas instituições que organizam o atendimento, por exemplo: o sistema de testagem, o de vigilância epidemiológica. São sistemas que já não conseguem acompanhar a evolução dos casos", avalia o médico. 

O jornal também traz reportagem sobre o pedido de habeas corpus coletivo feito pela Defensoria Pública de São Paulo ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que presos com mais de 60 anos sejam colocados em liberdade. A solicitação alega que essa faixa etária é considerada especialmente vulnerável ao novo coronavírus. Além disso, o documento ressalta a impossibilidade de muitos presídios do estado de manter a higiene básica dos detentos, o que pode ajudar a aumentar os casos da covid-19.

Segundo dados divulgados ontem pela Secretaria da Administração Penitenciaria (SAP), 1.717 presos do Estado de São Paulo já foram diagnosticados com o novo coronavírus, com 18 mortes. Entre os servidores, são 864 casos confirmados, com 21 óbitos.

O Defensor Público Mateus Oliveira Moro, que assina o pedido, lembrou que, das 221 mil pessoas encarceradas no Estado, 3.089 são idosas. Além disso, ele explicou como poderia acontecer a liberdade à esses presos, caso a solicitação fosse atendida. 

Como segundo convidado, o jornal recebe Francisco Vladimir, articulador para a região Cone Sul da Rede Jubileu Sul Américas. A organização lançou nesta segunda-feira (28), a campanha "A vida acima da dívida". A ação será realizada até dezembro, e contará com ações nos territórios do continente contra o endividamento histórico, que foi agravado pela pandemia de coronavírus.

Confira as entrevistas completas e todos os destaques no áudio acima. 

------ 
 

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos