Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

Dia do Basta

Educadores protestam contra precarização e desrespeito na rede de ensino estadual

CPERS Sindicato denunciou abandono do governo em frente ao Palácio Piratini e nas Coordenadorias Regionais de Educação

31.jul.2020 às 14h39
Porto Alegre
Redação

“Dia do Basta” foi marcado por manifestações em frente ao Palácio Piratini e nas Coordenadorias Regionais de Educação - Caco Argemi/CPERS

O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS Sindicato) realizou uma série de protestos no estado, nesta sexta-feira (31), denunciando os 56 meses de atraso e parcelamento dos salários e o abandono da rede estadual pelo governo Eduardo Leite. Chamado de “Dia do Basta”, a iniciativa foi marcada por manifestações em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, e nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) em diversas cidades gaúchas.

Com número reduzido de pessoas, devido à pandemia, a categoria denunciou a retirada de direitos, a sobrecarga de trabalho e a ausência de suporte financeiro e material para as aulas remotas. Nas regiões de abrangência dos núcleos do CPERS, os educadores realizaram carreatas e manifestações em frente às CREs para marcar o Dia do Basta. Concomitantemente, o sindicato promoveu uma mobilização nas redes denunciando o abandono do governo aos professores, funcionários de escola e estudantes.


Ato em Caxias do Sul / Divulgação CPERS

“Basta de massacrar a categoria, governador. Nos dê condições de viver. Esse sindicato não se calará, continuaremos fazendo a denúncia desse governo caloteiro, que não paga nosso salário e nem os dias de greve, mesmo após termos recuperado as aulas”, afirmou a secretária-geral do CPERS, Candida Beatriz Rosseto.

A falta de estrutura para a efetivação das aulas remotas foi um dos pontos destacados na manifestação. “Temos trabalhado muito mais e investido como nunca, com um salário que não chega no dia certo. Estamos usando recursos próprios, que já são escassos, para poder realizar as aulas”, observou o 2º vice-presidente do Sindicato, Edson Garcia.


Ato em São Leopoldo / Divulgação CPERS

A vice-diretora do colégio Emílio Massot, Neiva Lazarotto, ressaltou que apesar de toda dedicação dos educadores, foram atendidos menos de 30% dos estudantes. “Entregar atividades nesse momento em que estamos em bandeira vermelha, não é seguro. Cadê a internet que o governo prometeu para os professores e estudantes?”, indagou.

“O governo Leite é igual ao Bolsonaro, usa a pandemia para atacar os nossos direitos retirando o Difícil Acesso e o Vale Transporte. Exigimos salário em dia e o pagamento dos dias de greve, trabalhamos e queremos nosso dinheiro de volta”, frisou o diretor Cássio Ritter.


Ato em Palmeira das Missões / Divulgação CPERS

Em Ijuí, os educadores fizeram a entrega de um ofício requerendo que o representante do governo na 36ª CRE intervenha com o Executivo, para que sejam pagos os dias de greve, já recuperados pela categoria.

Editado por: Marcelo Ferreira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ORGANIZAÇÕES EM LUTA

Festival Abong reúne sociedade civil em São Paulo para debater democracia e participação popular

MISOGINIA

Deputado bolsonarista volta a atacar colega com ofensas misóginas após ser cobrado por faltas no Paraná

ADEUS

Esposa de José Mujica diz que ex-presidente uruguaio enfrenta ‘fase terminal’ do câncer

anti-imperialismo

Cuba reafirma disposição ao diálogo com EUA, mas critica hostilidade crescente

ARTIGO DE OPINIÃO

Os desafios da esquerda diante da  ‘extrema direita soft’

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.