Crise econômica

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 31 de julho de 2020

Análise do último resultado trimestral da Petrobras está entre os destaques do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

O resultado financeiro do segundo trimestre deste ano da Petrobras, divulgado nesta quinta-feira (31), foi negativo. Segundo a estatal, o prejuízo foi de R$ 2,713 bilhões no período que vai de abril a junho deste ano. No trimestre anterior, a empresa também havia apresentado resultado negativo. 

Para falar sobre os dados, o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe o coordenador-técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) e pesquisador-visitante do NEC da Universidade Federal da Bahia, Rodrigo Leão. 

Como resposta à crise, o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, afirmou nesta sexta-feira (31), que a empresa deve eliminar 5 mil postos de trabalho até o final deste ano. Leão disse ver a proposta de Castello Branco "com muita estranheza": "As empresas têm metas de gerar receita, de ativos, e isso depende de trabalhadores. Você definir uma meta de redução de trabalhadores em 'tanto'; baseado em quê? Confesso que tenho dificuldade de entender esse objetivo da companhia de chegar a um número determinado de trabalhadores". 

Confira também no jornal, detalhes sobre o projeto de lei que estabelece normas e diretrizes para o retorno às aulas da rede municipal de ensino na capital paulista, e que foi aprovado pela Câmara de Vereadores, mas continua sendo alvo de críticas de trabalhadores da educação. Já no Rio de Janeiro, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do estado aprova em assembleia, uma greve contra o retorno das atividades presenciais na rede pública do município.

Todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.



 

Edição: Mauro Ramos