Rio Grande do Sul

COVID-19

Surto de covid-19 causa interdição parcial da Penitenciário Estadual de Rio Grande

De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional, no RS há 731 presos detectados com coronavírus e dois óbitos

Sul 21 | Porto Alegre |
Até o momento foram confirmados 40 casos de covid-19 no presídio, entre detentos e agentes penitenciários - Susepe/Divulgação

Um surto de covid-19 fez com que a Justiça tomasse a decisão de interditar, parcialmente, a Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg), impedindo que o local receba novos presos. Nos últimos dias foram detectados 40 casos positivos para o novo coronavírus, sendo 26 detentos e 14 agentes penitenciários. A interdição, por 14 dias, também restringe o deslocamento de presos, incluindo intimações, contatos com advogados e familiares.

Com cerca de mil pessoas presas, a penitenciária já estava colocando em quarentena, em celas isoladas, os detentos novos que chegavam. Com o surto, os presos sintomáticos ou suspeitos também estão sendo deslocados às celas de isolamento.

Uma equipe de saúde prisional, composta por 15 profissionais, tem acompanhado os casos positivos e suspeitos. Maicon Lemos, secretário de Saúde de Rio Grande, diz que em torno de 300 testes foram realizados até o momento, entre detentos e agentes, e mais 200 serão feitos.

Com a penitenciária organizada em alas de isolamento e a ampliação da testagem, o secretário de Saúde de Rio Grande diz que o trabalho busca conter o surto e o avanço do vírus para mais detentos e trabalhadores.

“Neste momento, sendo identificados, em todas as celas, possíveis suspeitos sintomáticos, eles estão sendo realocados para a cela de quarentena, onde ficam até a melhora dos sintomas e cumprindo o prazo de isolamento. Na saída para a cela de origem, é feita a testagem comprovando se está ou não positivo pra covid-19. Se ainda estiver, continua nesse espaço”, explica Lemos.

Edição: Sul 21