Desigualdade

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 3 de agosto de 2020

Pesquisa sobre impactos da pandemia em mulheres no Brasil está entre os destaques do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Metade das mulheres no Brasil passaram a cuidar de alguém durante a pandemia, segundo a recente pesquisa intitulada “Sem Parar: O Trabalho e a Vida das Mulheres na Pandemia”.

A pesquisa de percepção foi realizada pelas organizações SOF - Sempreviva Organização Feminista e Gênero e Número, com mais de 2.600 mulheres brasileiras, de forma online, entre os meses de abril e maio. O objetivo do estudo foi compreender melhor os impactos causados pelo isolamento social na vida das mulheres brasileiras.

O jornal traz informações sobre a campanha da Ordem dos Advogados do Brasil São Paulo (OAB-SP) de apoio a candidaturas femininas nas eleições municipais deste ano. Segundo a entidade, a ação busca proporcionar maior equidade de gênero na ocupação dos espaços públicos de poder.

O Observatório de Candidatas é fruto de uma parceria da Comissão de Direito Eleitoral e da Comissão da Mulher Advogada da OAB com o Tribunal Regional Eleitoral e a Procuradoria Regional Eleitoral do Estado.

O foco do projeto é acompanhar as candidaturas femininas para as eleições municipais de 2020, receber denúncias de eventuais irregularidades, realizar palestras e produzir conteúdo para difundir a importância da participação feminina na política. 

De acordo com a advogada Gabriela Araújo, membro do Observatório, a OAB quer assegurar que o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas seja cumprido, assim como o devido repasse do fundo eleitoral e o horário na propaganda eleitoral. 

Atualmente, apenas 15% do parlamento é composto por mulheres, apesar delas serem maioria no Brasil, segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Confira também detalhes sobre a campanha internacional para que o Nobel da Paz deste ano seja dado aos médicos cubanos por seu trabalho em todo o mundo durante a pandemia. Ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, entre outras diversas personalidades do Brasil e do mundo, estão entre os defensores.

E ainda: especialistas alertam que intenção de governo Bolsonaro de contratar serviços particulares de nuvem digital pode colocar dados públicos brasileiros nas mãos da iniciativa privada.

Confira a entrevista completa e todos os destaques no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos