Destruição

Forte explosão atinge área portuária de Beirute; causa ainda é desconhecida

De acordo com a agência de notícias Reuters, há cerca de dez mortos; construções próximas e automóveis sofreram danos

|
explosão líbano
O ministro da Saúde libanês, Hamad Hassan, estima centenas de pessoas feridas com a explosão - Anwar Amro / AFP

Uma forte explosão foi registrada nesta terça-feira (04/08) em Beirute, no Líbano, deixando danos em diferentes partes da cidade e uma grande fumaça sobre o local.

Segundo o ministro da Saúde do país, Hamad Hassan, centenas de pessoas foram feridas com a explosão. De acordo com a agência de notícias Reuters há cerca de dez mortos.

Não há informações sobre que causou o incidente, próximo a uma área portuária, mas imagens divulgadas pelas redes sociais mostram uma explosão de enormes proporções.

Em diversos pontos da cidade, pessoas relataram que vidros nos prédios foram quebrados e há ainda diversos carros completamente destruídos pelas ruas.

Zeina Khodr, repórter da emissora Al Jazeera em Beirute, disse que estava a "quilômetros de distância" do local das explosões, mas relatou que os vidros de prédios, casas e outros estabelecimentos "quebraram em todos os lugares ao meu redor".  "A explosão foi sentida em toda a cidade. Há caos nas ruas", afirmou.

Alguns vídeos estão sendo divulgados nas redes sociais mostrando o momento exato da explosão na região portuária da cidade libanesa.

A jornalista norte-americana Joyce Karam postou em seu perfil no Twitter cenas de locais que foram atingidos pelas explosões. De acordo com a repórter, ainda há muitos feridos e as ambulâncias não estão conseguindo atender a todos. 

Karam ainda lembra que muitos hospitais da cidade estão sobrecarregados em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Mídias libanesas pedem que a população realize doações de sangue pára as unidades hospitalares.

Uma das filmagens mostra o interior do jornal Daily Star, que fica cerca de 400 metros do porto, e está entre os prédios que teve danos da explosão.

*Mais informações em breve.