racismo

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 4 de agosto de 2020

Comissão Interamericana de Direitos Humanos condena aumento da violência policial no primeiro semestre de 2020 no Brasil

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Os casos de violência policial no Brasil aumentaram consideravelmente mesmo com o isolamento social. Apos denúncias feitas pelo movimento negro brasileiro à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), a entidade manifestou preocupação sobre a violência cometida pelo poder público no país.

No Rio de Janeiro, segundo levantamento realizado pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (GENI-UFF), divulgado nesta segunda-feira (3), após a proibição de operações policiais nas favelas cariocas, houve redução de 72% nas mortes na região, em um período de apenas um mês. 

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, houve um aumento de 31% na letalidade policial no estado de São Paulo nos primeiros quatro meses de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Ainda de acordo com os dados do Fórum, quase 8 em cada 10 vítimas fatais da polícia brasileira são afrodescendentes.

Confira também a análise de especialistas no jornal sobre a Lei Nacional de Resíduos Sólidos que completa 10 anos. O país ainda está longe de cumprir várias das metas estipuladas pela norma, segundo os estudiosos.

A Lei Nacional de Resíduos Sólidos estabelecia o ano de 2014 como limite para o fim dos lixões. A meta não foi cumprida, e agora, o novo marco legal do saneamento básico, sancionado por Bolsonaro no mês passado, estabeleceu novo prazo. 

As capitais precisam se adequar ao texto até agosto do ano que vem. Os municípios com menos de 50 mil habitantes têm até julho de 2024 para cumprir a lei. 

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Residenciais, em 2018 foram gerados 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos. 40% desse total foram descartados de maneira inadequada em 3 mil cidades, sem priorizar a saúde das pessoas e o cuidado com o meio ambiente.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos