Motor

Mais cara, nova gasolina chega aos postos para combater combustíveis de má qualidade

Gasolina de baixa qualidade invadiu o mercado nacional com a mudança da política de preços da Petrobrás, em 2017

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Nova gasolina já é vendida em postos da Petrobras - Foto: Petrobrás

A resolução 807/2020 da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), publicada na última segunda-feira (3), determina as novas regras para a produção e comercialização da gasolina consumida no Brasil.

De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o combustível que chegará aos postos, agora, tem o intuito de combater a baixa qualidade da gasolina oferecida por marcas internacionais, que invadiram o país desde 2017, ano em que a Petrobras passou a adotar uma política de preços de paridade com o mercado internacional. A importação de gasolina cresceu 82% e o diesel 67%, em todo o território nacional.

Relembre: Alta dos combustíveis é culpa da política de preços da Petrobras e não dos impostos

O novo combustível terá que ser oferecido em todos os postos do país. Segundo a ANP, a nova gasolina reduzirá em até 6% o consumo dos veículos e provocará maior eficiência energética. O objetivo é fazer com que a melhora na qualidade do produto reduza danos aos motores de veículos, principalmente os de recente fabricação.

A nova gasolina já é produzida pela Petrobras desde o começo de 2020 e comercializada nos postos da estatal. As demais revendedoras terão um prazo de 60 dias para oferecer o combustível aos seus clientes.

Aprofunde-se: Com função social enfraquecida, Petrobras reduz produção e prejudica trabalhadores

O novo padrão tornará a gasolina mais cara. Em nota, a Petrobras se eximiu de culpa pelo valor. “O preço do combustível é definido pela cotação no mercado internacional e outras variáveis, como valor do barril do petróleo, frete e câmbio. Portanto, esses fatores podem variar para cima ou para baixo e são mais influentes no preço do que o custo adicional de especificação.”

Edição: Rodrigo Chagas