Crise econômica

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 5 de agosto de 2020

Aprovação no Senado do auxílio a agricultores familiares durante pandemia está entre os destaques do jornal

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Após quase cinco meses de tramitação no Congresso Nacional, proposta que prevê auxílio emergencial para agricultores familiares durante a pandemia foi aprovada nesta quarta-feira (5) no plenário do Senado, por unanimidade. 

O Projeto de Lei (PL) 735/2020 resulta de uma grande articulação de movimentos populares do campo e foi aprovado na íntegra. A medida prevê a renegociação de dívidas dos agricultores e um auxílio financeiro para apoiar a produção de alimentos em meio à crise econômica e pandêmica. A medida prevê o benefício no valor de R$ 3 mil, a serem pagos em 5 parcelas de R$ 600.  

Confira no jornal as informações sobre a coletiva realizada nesta quarta, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. O TSE cancelou o uso de biometria e avalia implementar uma divisão por faixa etária para as eleições municipais de novembro.

O programa também traz reportagem sobre o atraso no repasse da verba do governo federal para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O edital com os nomes dos estudantes contemplados com bolsas nos programas de iniciação científica ainda não foi publicado no site das universidades estaduais e federais. 

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), divulgou uma nota no site sobre a situação. Vitória Louise, Coordenadora Geral do Diretório Central dos Estudantes da Universidade, afirma que ações como esta, feitas sem comunicação, deixam evidente a intenção do governo de realizar cortes no incentivo à ciência. Para Vitória, "os estudantes pobres são os mais afetados, ainda mais nesse cenário de pandemia". 

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos