isolamento

O que é Síndrome da Cabana? Programa Bem Viver explica sobre o medo de sair de casa

Condição afeta quem está há muito tempo em quarentena e pode se tornar comum em tempos de pandemia do novo coronavírus

Ouça o áudio:

O termo surgiu nos Estados Unidos, em 1900, para explicar o hábito dos caçadores, que praticavam o isolamento durante invernos rigorosos, mas não queriam voltar para a sociedade depois da estação - Fernanda Carvalho/Fotos Publicas
Não existe tratamento para essa condição, mas algumas medidas podem ser tomadas.

O Bem Viver dessa quarta-feira (05) traz como destaque a Síndrome da Cabana. A condição é caracterizada pelo medo de sair de casa, após um longo tempo de confinamento, como é o caso de quem está em quarentena, por causa da pandemia do novo coronavírus.

:: Dia Nacional da Saúde: qual é o legado do médico Oswaldo Cruz para a ciência? ::

O programa também apresenta uma nova iniciativa dentro dos aplicativos de entrega de comida. Trabalhadores do Entregadores Antifascistas criaram um novo app chamado “Despatronados”, que funciona como uma rede direta de contatos, sem intermediários e que tem taxas estipuladas pelos próprios motoboys.

:: Mais de 160 garis do grupo de risco da covid-19 são demitidos no Distrito Federal ::

Você também acompanha o processo de aprovação do Projeto de Lei Emergencial da Agricultura Familiar (PL 735/2020), que deve ser votado nesta quarta-feira (05), no Senado. O texto prevê medidas de apoio a agricultores que não tenham recebido o auxílio emergencial.

:: Como a "gourmetização" do bacuri pode ameaçar a soberania alimentar da população? ::

Outro destaque é a divulgação dos resultados do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Infantil (FIES).

E no quadro Alimento é Saúde, você confere uma receita de arroz de cuxá, uma erva que além de dar gosto, faz muito bem à saúde. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


 

Edição: Michele Carvalho