Mobilização

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 6 de agosto de 2020

Dia Nacional de Luto e Luta em homenagem às vítimas do coronavírus e contra o governo Bolsonaro é destaque do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Movimentos populares e centrais sindicais realizam um dia de luto e luta em homenagem às vítimas da covid-19 no país e contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), nesta sexta-feira (7). O Brasil já tem mais de 98 mil mortes decorrentes do coronavírus. Para os movimentos e centrais, o governo é responsável pela maioria das mortes, pela gestão incorreta da pandemia. 

Serão realizados atos virtuais e presenciais em 23 estados, na semana em que o país pode atingir a triste marca de 100 mil mortes por covid-19. Na região do ABC Paulista, trabalhadores farão 100 minutos de paralisação em fábricas; em Macéio (AL) e Goiânia (GO), serão colocadas 100 cruzes em pontos de grande circulação. Em Salvador (BA), serão colocadas 100 faixas, e em Porto Alegre (RS), 100 balões. Confira a programação do Dia Nacional de Luto e Luta.

Confira também reportagem sobre a preocupação de pais e responsáveis com o plano do governo de João Doria, em São Paulo, de retomar no dia 8 de setembro as aulas presenciais nas escolas de todo o estado. Eles questionam a capacidade de controle da pandemia em ambiente escolar.

A volta às aulas também levantou uma outra questão: o que pode acontecer aos pais e responsáveis que se negarem a enviar seus filhos à escola.

Continua após publicidade

De acordo com Ariel de Castro Alves, advogado especialista em Políticas Públicas de Direitos Humanos e Segurança Pública, o Código Penal determina que o chamado abandono intelectual é crime, ou seja, quando crianças em idade escolar são impedidas de receber instrução.

No entanto, o jurista considera que a pandemia do novo coronavírus é uma justificativa válida, uma vez que o Estado pode colocar as crianças e adolescentes em situação de risco à vida e à saúde.

Já a Prefeitura de São Paulo iniciou nesta quarta-feira (5), um inquérito sorológico para decidir sobre o retorno ou não das aulas na rede municipal de ensino. A pesquisa da Secretaria Municipal da Saúde consiste em fazer o teste em 24 mil crianças e adolescentes da cidade. Serão 4 etapas, com 6 mil testes realizados por vez.

Na contramão da tentativa do governo Bruno Covas de retomar as atividades da pré-escola e do ensino fundamental 1 e 2, a co-deputada da Bancada Ativista pelo PSOL, Paula Aparecida Carvalho, protocolou Projeto de Lei para cancelar o ano letivo de 2020.

A co-deputada, que também é professora da rede estadual há mais de 10 anos, considera que retomar as aulas agora é muito perigoso: "Além de a pandemia não estar controlada, o local da escola é um ambiente propício para a proliferação do vírus". 

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos