#fiqueemcasa

Mortes oficiais pela covid-19 já ultrapassam 98 mil no Brasil

País registra mais de sete mil mortos por semana desde junho; governo fala em queda, mas compara com resultados recorde

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Quem puder fique em casa: região central de São Paulo tem movimento grande até nos fins de semana - Roberto Parizotti/FotosPublicas

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o novo coronavírus já causou a morte de 98.493 pessoas no Brasil. Entre quarta (05) e quinta-feira (06), foram confirmados 1.205 novos óbitos. O Ministério da Saúde divulgou que houve queda nos registros de mortes na semana entre os dias 26/07 e 01/08. No entanto, essa diminuição aconteceu em relação ao período em que mais foram registrados casos fatais no país. Nos sete dias anteriores, os óbitos ficaram acima de 7.700.

:: Bolsonaro e as quase 100 mil mortes: trapalhadas, omissão e desprezo às vítimas ::

Ainda segundo as informações do Conass, o número total de pessoas que foram infectadas pelo vírus desde fevereiro chega a 2.912.212. Somente nas 24 horas de quarta (05) e quinta-feira (06), foram confirmados 53.340 novos casos da doença no Brasil. O Ministério da Saúde também considerou que houve queda nos números de pessoas contaminadas. Mas, os dados consolidados da semana passada mostram que pela segunda vez consecutiva os registros de novos pacientes ficaram acima de 300 mil, cenário que nunca havia sido observado.

:: Brasil é o segundo país do mundo em mortes, mas apenas o 63º em testes para covid ::

São Paulo, que tem o maior número absoluto de casos, soma quase 600 mil infectados. Na sequência estão Bahia (183.690), Ceará (183.301) e Rio de Janeiro (174.064). Apenas seis estados brasileiros ainda registram menos de 50 mil infectados e mil casos fatais. São eles: Rondônia, Amapá, Roraima, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Acre. 

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Verdades e mentiras sobre a covid-19: o que diz a ciência?

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
 

Edição: Rodrigo Durão Coelho