Vídeo

Entenda como se comporta o novo coronavírus e os impactos na sociedade

Cientistas indianos analisam a covid-19 e afirmam: "Não existe nenhum tratamento antiviral comprovado"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Micrografia eletrônica de uma célula fortemente infectada com partículas do novo coronavírus (amarelo), isoladas de uma amostra de paciente. - NIAID Integrated Research Facility (IRF)/ Fotos Públicas

Uma análise a partir da ciência sobre a covid-19. Este é o objetivo de um debate promovido pelo portal indiano NewsClick com pesquisadores e médicos do país sobre a pandemia do novo coronavírus. O primeiro painel, realizado no final de julho, reuniu os doutores Yogesh Jain, Satyajit Rath e Thelma Narayan para debaterem o tema "A pandemia da covid-19 e nossos desafios".

O projeto é uma parceria do NewsClick com o Brasil de Fato, o canal africano PanAfricanTV (que transmite para mais de 30 países do continente) e do site Peoples Dispatch.

Com uma explicação didática sobre o comportamento deste vírus no organismo humano, além de reflexões da sua origem e impactos na sociedade, os médicos salientaram que ainda se busca a cura para enfermidade. "Não existe nenhum tratamento antiviral comprovado", afirmou Rath.

:: Sem isolamento, Brasil pode ultrapassar 7 milhões de casos da covid em um mês ::

"Até agora, não existe um antiviral capaz de curar a covid-19, apesar dos esforços de reutilizar medicamentos antigos para a doença. Mesmo com os esforços para usar remédios antigos e desenvolver novos medicamentos, existe apenas um remédio que vem mostrando resultados, a dexametasona, no tratamento de pacientes que precisam de oxigênio, não todos os pacientes", explicou Jain, que lista também que o medicamento remdesivir vem sendo eficaz na redução do tempo de permanência em UTIs e o oxigênio, utilizado na redução dos efeitos sobre os pulmões.

Segundo Yogesh Jain, "outras drogas biológicas, como a hidroxicloroquina, lopinavir, ritonavir, interferon, ivermectina e plasma convalescente não se mostraram eficazes em reduzir transmissões ou curar a doença. Ao mesmo tempo, reforçar o sistema imunológico ou estratégias de combater a covid através da alquimia ou outros métodos não científicos, como homeopatia e medicinas tradicionais como a ayurveda, nenhuma delas tem qualquer comprovação de que ajudam em índices de sobrevivência".

:: O que pode acontecer aos brasileiros sem o isolamento social? ::

Assista ao debate:

Edição: Vivian Fernandes