Luto e Luta

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 7 de agosto de 2020

Mobilizações em homenagem às vítimas da covid-19 e contra Jair Bolsonaro são destaque do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Manifestações e paralisações estão sendo realizadas desde a manhã desta sexta-feira pelo Dia Nacional de Luta e Luto, contra o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão em relação à pandemia do novo coronavírus.

Continua após publicidade

Movimentos populares e centrais sindicais convocaram atos em várias regiões do Brasil com a hashtag #LutoPelas100MilVidas. Em Belo Horizonte, Belém e Maceió, trabalhadores estenderam cartazes pela cidade para defender a saída da presidente da República.

:::: Veja como foram os atos do "Fora, Bolsonaro" por todo o país :::::

Em Aracaju, movimentos colocaram cruzes na Praça General Valadão, na região central. A ação também foi realizada na capital paranaense, em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo estadual. Ambos pedem a responsabilização de Jair Bolsonaro pelos 100 mil mortos pela covid-19.

No começo do dia, metalúrgicos de São José dos Campos, interior de São Paulo, participaram de assembleias e mobilizações em fábricas como as da Caoa Chery, Gerdau e Embraer. Em Jacareí, também localizada no Vale do Paraíba, os trabalhadores da química Basf paralisaram a empresa.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC também realizou atos na manhã de hoje. Paralisações foram feitas em fábricas de cidades do Grande ABC paulista, entre elas Papaiz, Scania, Metalpart e Toyota.

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde traz também reportagem sobre o começo dos testes da vacina chinesa Coronavac essa semana no HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp. O HC é um dos 12 centros de investigação brasileiros credenciados para aplicação da vacina, que está em sua terceira fase.

Continua após publicidade

Os ensaios clínicos foram aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em parceria com o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac.

Os 500 voluntários da área da saúde que receberão a vacina contra a Covid-19 têm entre 18 e 59 anos e atuam em áreas hospitalares ou ambulatoriais que tenham alguma rotina relacionada ao novo coronavírus. 

Metade dos voluntários receberá duas doses da vacina que contém o vírus inativo, enquanto o restante será vacinado com o placebo, que possui a mesma fórmula, mas sem o vírus, conforme explicou Mariangela Resende, coordenadora de testes do HC.

O programa traz informações sobre o encontro virtual realizado na quinta-feira (6), pelo Conselho Indigenista Missionário que debateu as ameaças aos povos e territórios indígenas durante a pandemia. Além de indígenas e ativistas, o encontro virtual contou com a participação de integrantes do Ministério Público Federal (MPF). 

Confira todas as informações no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos